Image
Arquipelago de Origem:
Freguesia da Sé (Funchal)
Data da Peça:
1514-00-00
Data de Publicação:
23/02/2024
Autor:
Equipa de Pero Anes
Chegada ao Arquipélago:
2024-02-23
Proprietário da Peça:
Paróquia da Sé do Funchal
Proprietário da Imagem:
DRC
Autor da Imagem:
DRC
Pormenor do teto da Sé do Funchal e da capela do Senhor Jesus após a intervenção de 2020, campanha da equipa de Pero Anes, 1514 (c.), Funchal, ilha da Madeira.

Categorias
    Descrição
    Pormenor do teto da Sé do Funchal e da capela do Senhor Jesus após a intervenção de 2020.
    Campanha original da equipa de Pero Anes, 1514 (c.).
    Fotografia da DRC de 2023
    Obra que recebeu também o Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, a 8 de julho de 2022
    Funchal, ilha da Madeira

    O Governo da Madeira considera que o prémio Europa Nostra, atribuído hoje à recuperação dos tetos mudéjares da Sé Catedral do Funchal, distingue o trabalho das equipas de restauro e o empenho da região na salvaguarda do património: "É com muita satisfação que o Governo Regional acolhe a notícia deste reconhecimento que é, sem dúvida alguma, relevante para qualificar a intervenção, mas acima de tudo para dar nota da preocupação e da prioridade que existe na Região Autónoma da Madeira no que diz respeito à conservação do património edificado, neste caso património religioso", disse à agência Lusa o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
    O restauro dos tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, a salvaguarda da técnica de pesca artesanal "Arte-Xávega", o Projeto Almada e o percurso do arqueólogo Cláudio Torres foram hoje distinguidos nos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra. Estes projetos portugueses estão entre 30 de 21 países este ano selecionados pela organização não-governamental Europa Nostra, anunciou o Centro Nacional de Cultura (CNC), representante português nesta entidade promotora dos galardões para o património europeu. Os tetos em estilo mudéjar da Sé Catedral do Funchal, com 1.500 metros quadrados, foram restaurados "com base nas melhores práticas de conservação da madeira, e envolveu uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo de várias nacionalidades", segundo a sustentação do júri para a escolha dos premiados, divulgada pela organização.
    Numa reação ao prémio, o secretário regional do Turismo e Cultura afirmou ser um "reconhecimento que apraz registar, acima de tudo porque houve um empenho muito forte da parte da região na concretização daquele projeto". O projeto "Conservação e Restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal", no valor de 1,161 milhões euros, foi aprovado em maio de 2019 e contou com um apoio FEDER -- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 987 mil euros, complementado com 174 mil euros do Orçamento Regional. No decurso dos trabalhos, que ficaram concluídos em novembro de 2021, foram adotados "conceitos de intervenção mínima, para preservação da integridade formal e autenticidade do bem cultural, respeito integral pelos materiais e técnicas originais e utilização de materiais compatíveis com os que compõem o original".
    Os tetos em estilo mudéjar (de tradição artística islâmica) da Sé Catedral do Funchal são únicos em Portugal, dada a sua dimensão e características, e apresentavam patologias relacionadas com mudanças de cor visível, devido a sujidades acumuladas e aplicações de camadas de vernizes e óleos sobre as superfícies e à gordura e fumos de ceras das velas queimadas ao longo de séculos. A Sé do Funchal data de 1517, mas a construção teve início em 1493, e está classificada como Monumento Nacional desde 1910. (Nota de imprensa)