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Arquipelago de Origem:
Lisboa (cidade)
Data da Peça:
1625-00-00
Data de Publicação:
12/02/2024
Autor:
Oficina de Lisboa
Chegada ao Arquipélago:
2024-02-12
Proprietário da Peça:
Museu Nacional do Azulejo
Proprietário da Imagem:
Turismo de Portugal
Autor da Imagem:
Turismo de Portugal
Painel de azulejos com galera oriental armada, oficina de Lisboa, 1625 a 1650 (c.), Museu Nacional do Azulejo, mosteiro da Madre de Deus, Lisboa, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Painel de azulejos com galera oriental armada e legendagem de apelo às quatro virtudes cardeais
    (Justiça, Fortaleza, Prudência e Temperança)
    Oficina de Lisboa, 1625 a 1650 (c.).
    Composição ilustrada pelos quatro emblemas do trabalho Emblemas morales de Sebastián de Covarrubias (1539–1613), publicado em 1610. Sob coroa e palmas o motto: Negata Macrum, Donata Reducit Opimum tirado do poeta Horácio (65-8 a.C.).
    Fotografia Turismo de Portugal, 12 de dezembro de 2021.
    Museu Nacional do Azulejo (Inv. 491 Az), mosteiro da Madre de Deus, Lisboa, Portugal

    Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é um dos mais importantes museus de Portugal, não só pela sua coleção ímpar no contexto internacional, pois que o azulejo é, verdadeiramente, uma expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, como pelo edifício em que se encontra instalado, desde sempre, ele próprio, um importante repositório do azulejo português e mesmo holandês, cujas encomendas para Portugal apresentam toda um caráter que localmente não tinham. O convento foi fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525), mas nos finais do século XVII, o rei D. Pedro II (1648-1706) acudiu de novo às freiras clarissas do Mosteiro da Madre de Deus mandando-o reparar quase todo de novo. Para o efeito, chamou João Rebello de Campos, procurador da mitra do bispo de Viseu D. Jerónimo Soares (c. 1640-1695-1720), dado como detentor de uma especial capacidade para delinear plantas para edifícios, segundo Diogo Barbosa de Machado (1682-1772), que se socorreu das melhores oficinas de Lisboa, dando origem a um dos melhores conjuntos do barroco nacional. O conjunto, mediante o seu espólio, tal como uma especial política de cativação de doações e de público, sendo um dos monumentos mais visitados do país e o museu nacional, ainda sendo detentor de inúmeras distinções internacionais.