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Arquipelago de Origem:
Lisboa (cidade)
Data da Peça:
1509-00-00
Data de Publicação:
10/02/2024
Autor:
Mestre manuelino
Chegada ao Arquipélago:
2024-02-10
Proprietário da Peça:
Museu Nacional do Azulejo
Proprietário da Imagem:
Jéssica Fernandes
Autor da Imagem:
Jéssica Fernandes
Andar superior do claustrim do convento da Madre de Deus de Lisboa, 1509 (c.) e seguintes, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, Portugal

Categorias
    Descrição
    Andar superior do claustrim do convento da Madre de Deus de Lisboa
    Campanha de 1509 (c.) e seguintes
    Convento da Madre de Deus, Museu Nacional do Azulejo.
    Fotografia de Jéssica Fernandes.
    Lisboa, Portugal.

    O pequeno claustro do Convento da Madre de Deus é designado por “claustrim” devido às suas pequenas dimensões. Trata-se da parte mais antiga de todo o edifício, em estilo gótico renascentista tardio, tem piso em calcário, arcos ogivais e abriga em uma de suas galerias a Fonte de Santa Auta, uma das santas mártires de Lisboa. O convento foi fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525), mas nos finais do século XVII, o rei D. Pedro II (1648-1706) acudiu de novo às freiras clarissas do Mosteiro da Madre de Deus mandando-o reparar quase todo de novo. Para o efeito, chamou João Rebello de Campos, procurador da mitra do bispo de Viseu D. Jerónimo Soares (c. 1640-1695-1720), dado como detentor de uma especial capacidade para delinear plantas para edifícios, segundo Diogo Barbosa de Machado (1682-1772), que se socorreu das melhores oficinas de Lisboa, dando origem a um dos melhores conjuntos do barroco nacional.
    Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é um dos mais importantes museus de Portugal, não só pela sua coleção ímpar no contexto internacional, pois que o azulejo é, verdadeiramente, uma expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, como pelo edifício em que se encontra instalado, desde sempre, ele próprio, um importante repositório do azulejo português e mesmo holandês, cujas encomendas para Portugal apresentam toda um caráter que localmente não tinham. O conjunto, mediante o seu espólio, tal como uma especial política de cativação de doações e de público, é um dos monumentos mais visitados do país e o museu nacional, ainda é detentor de inúmeras distinções internacionais.