"Cartas do Funchal” no Solar do Aposento in Diário de Notícias, Funchal, 16 de fevereiro de 2023, ilha da Madeira
Categorias
Descrição
"Cartas do Funchal” no Solar do Aposento
Alice Sousa (1937-), exposição com curadoria de Teresa Jardim.
Com Teresa Jardim, Alice Sousa, Eduardo Jesus, José António Garçês, e Graça Alves.
Marco Livramento in Diário de Notícias, Funchal, 16 de fevereiro de 2023, ilha da Madeira.
Esta proposta expositiva cuja curadoria tem a assinatura de Teresa Jardim viaja até à Ponta Delgada, concelho de São Vicente, ao abrigo de um circuito de itinerância pensado a partir da apresentação de uma primeira mostra homónima no Museu Henrique e Francisco Franco, conforme refere a curadora desta iniciativa: “Este programa de itinerância começou no Funchal, no Museu Henrique e Francisco Franco, e ao Funchal regressará, com uma mostra na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro. Agora, no Solar do Aposento, entre a montanha e o mar, em lugar de um deslocamento, que na realidade se opera no plano físico, a exposição estabelece uma continuidade conceptual. Numa leitura atenta à obra de Alice Sousa, podemos constatar uma expressão insular, em detalhes formais, nas metamorfoses da cor, nas opacidades e transparências, e em atmosferas envolventes e imersivas, familiares para muitos de nós. Um filão de exploração criativa de Alice que é majorado pela instalação da sua obra em Ponta Delgada, a Norte da Madeira, numa localidade onde a Ilha se mostra muito de dentro da sua respiração natural e memória cultural. Neste contexto geográfico, Cartas do Funchal, podia bem intitular-se Cartas de uma Ilha; uma exposição/instalação que amplifica o lugar que nos acolhe como uma casa seminal”. A circulação desta exposição a Ponta Delgada decorre de uma organização conjunta entre o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira e o Solar do Aposento, espaços tutelados pelo Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura/Direção Regional de Cultura.
Maria Alice Sousa, nasceu no Funchal em 1937 e, em 1959, concluiu o 4º ano do Curso de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto, tal como em 1963 concluiu o Curso da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. É professora aposentada, do Ensino Básico e Secundário – Artes Visuais. Expõe, de forma individual e coletiva, desde 1960.
Teresa Jardim é licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projetação Gráfica - ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerce funções docentes em Artes Visuais. Desde 1976, participa em colectivas, com desenho, pintura, fotografia, instalação, performance e intervenções de arte pública. No recurso a múltiplos média, tem realizado dinâmicas em “campo expandido”, onde a poesia na sua vocação visuo-plástica e amplitude imersiva é parte integrante das concretizações. Realizou várias exposições individuais e publica poesia em livro e em revistas.