Image
Arquipelago de Origem:
São Pedro (Funchal)
Data da Peça:
1865-00-00
Data de Publicação:
30/09/2022
Autor:
Tomás da Anunciação
Chegada ao Arquipélago:
2022-09-30
Proprietário da Peça:
Museu Quinta das Cruzes/DRC
Proprietário da Imagem:
Pedro Bugarin
Autor da Imagem:
Pedro Bugarin
Piquenique na Quinta do Palheiro Ferreiro e Baía do Funchal vista de Santa Catarina, óleos de Tomás da Anunciação, 1865, Museu Quinta das Cruzes, Funchal, ilha da Madeira.

Categorias
    Descrição
    Piquenique na Quinta do Palheiro Ferreiro e Baía do Funchal vista de Santa Catarina.
    Óleo sobre tela, 150 cm. x 165 cm.
    Tomás da Anunciação (1818-1879), 1865
    Antiga coleção do 2.º conde de Carvalhal, visconde do Ribeiro Real e depois, Francisco da Costa, que os doou ao museu.
    Fotografia de Pedro Bugarin de setembro de 2022
    Salão de jantar do Museu Quinta das Cruzes (MQC1508 e 254), Funchal, ilha da Madeira.

    Um dos primeiros pintores portugueses que, desde 1884, reclamava, por seu lado, contra o que era em Portugal o ensino de pintura da paisagem, foi Tomás da Anunciação (1818-1879), a favor da prática da pintura no próprio campo, fugindo ao atelier. Procurava a construção de um espaço pictural naturalizado, como nos diz José Augusto França (1). O príncipe de Hesse-Darmestad, Augusto Roquemont (1805-1852), vindo para Portugal, quando por cá se viviam as aventuras liberalizantes e se disputavam influências entre D. Miguel e D. Pedro, foi um verdadeiro «[...] Artista Português legítimo como oxalá que sejam todos os nosso naturais [...]», segundo Almeida Garrett (2). Será o primeiro fixador da vida portuguesa, ou mesmo o descobridor desse portuguesismo da paisagem, que o deslumbrava. Um Portugal que se constituía a partir de alguma da sua história, nos seus costumes e gentes, garridamente vestidas. Um país de Saloios e de Arraiais, de Procissões e de Fados, de Casas Rústicas e Paisagens, cortadas por alguns caminhos, que ajudavam a equilibrar a composição.
    Na colecção do Museu Quinta das Cruzes (3), existem três obras de Anunciação. Uma Feira de Gado de 1861 e outras duas datadas de 1865, ano também de uma exposição internacional no Porto, onde Anunciação recebeu a medalha de honra. Ambos dispõem de vistas sobre a baía do Funchal, Oeste e Este, em que se apresenta uma cidade adormecida, por uma luz melancolicamente filtrada do azul celeste do céu, reflectindo-se nos tons esbatidos de verde da paisagem. Mas é sobretudo no Piquenique, que os nossos olhos se fixam plenos de curiosidade. Como fundo, uma extensa vista Oeste sobre o Funchal, a partir da Quinta do Palheiro Ferreiro, propriedade do Conde de Carvalhal (4), que o pintor representou com a família e alguns criados em primeiro plano, fazendo um piquenique ao ar livre. Uma intencionalidade que lhe fica bem, já que pugnara pelo ar livre, num paisagismo recortado de romantismo, atravessado por inspirações naturalizantes. Lembremo-nos aqui de Os cinco pintores em Sintra, de Cristino da Silva, onde, e não por falta de oportunidade, se colocou Anunciação no centro da composição. Havia sido o porta bandeira dessa pintura, que se pretendia em contacto directo com a natureza.
    Francisco Clode de Sousa

    1 - FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no século XIX, vol. I, Bertrand, Lisboa, p. 260.
    2 - Idem, ibidem.
    3 - CLODE SOUSA, Francisco António, A Propósito de três obras de Tomás da Anunciação, Revista Islenha, n.º 2, 1988. Ver MACEDO, Diogo de, Tomás da Anunciação, Chefe do Romantismo, Colecção Museu, Lisboa, 1955.
    4 - 2.º Conde de Carvalhal, D. António Leandro da Câmara Carvalhal Esmeraldo Atouguia Bettencourt de Sá Machado, grande proprietário, nascido em 1834, casado em 1854 com D. Matilde Montufar Infante, filha dos Marqueses de Serra Alegre em Espanha. Desse casamento nasceram duas filhas, D. Maria da Câmara, Condessa de Resende e D. Teresa da Câmara, Condessa de Ribeiro Real.
    Exposição Obras de Referência dos Museus da Madeira.500 Anos de História de Um Arquipélago, mostra comissariada por Francisco Clode de Sousa, Galeria de D. Luís, Palácio da Ajuda, Novembro de 2009.