Banco de Imagens
Povoamento, Descrição Física e Fotografias
Pesquisa
Categorias de Imagens
- Armamento e fardamento militares
- Arqueologia
- Arquitectura Civil
- Aquedutos e levadas
- Arquitectura colonial
- Arquitectura de terra
- Arquitectura Estado Novo
- Arquitectura Fim-de-Século
- Arquitectura Neo Revivalista
- Arquitectura Neoclássica
- Arquitectura popular
- Atelier
- Câmara
- Casinha de prazer
- Edifício público
- Edifícios comerciais
- Equipamento urbano e rural
- Estabelecimentos de Ensino
- Fontes e fontanários
- Habitação
- Hospitais e enfermarias
- Hotéis, restaurantes, pensões e pousadas
- Instalações agrícolas
- Instalações desportivas e de lazer
- Instalações industriais
- Mercados
- Moínhos de vento e de água
- Museus, Galerias e auditórios
- Paços, solares e palácios
- Pátios
- Quintas e jardins
- Teatros e cinemas
- Urbanismo
- Arquitectura e Engenharia Militares
- Arquitectura religiosa
- Arte Sacra
- Alminhas
- Altar e frontal
- Armário paramenteiro
- Cadeiral, cadeiras e afins
- Caixas de esmolas
- Cálices, patenas, píxides e vasos de comunhão
- Confessionários
- Cruzes, banquetas e tocheiros
- Custódias
- Estantes
- Ex-voto
- Grades
- Imaginária
- Lampadários
- Lava-mãos
- Navetas, turíbulos e caldeirinhas
- Órgãos
- Outras alfaias
- Paramentaria
- Pias e fontes
- Presépios e registos
- Púlpitos
- Relicários
- Retábulos, predelas e oratórios
- Sacrários
- Tumulária
- Artes Decorativas
- Aviação
- Bibliografia
- Acta de congresso / simpósio
- Antropologia
- Arqueologia
- Artigo de divulgação
- Biografia
- Boletim
- Cartaz
- Catálogos, guias e roteiros
- Enciclopédias e dicionários
- Estudo
- Fac simile e transcrições
- Genealogias e afins
- História da Arte
- História Geral
- Literatura de Viagens
- Livros antigos
- Manual
- Monografia
- Obras de ficção
- Obras de poesia
- Obras de teatro
- Obras sobre botânica
- Obras sobre música
- Ordenações, Reportórios e Coletâneas de Leis
- Periódicos e revistas
- Tratados e livros de arquitectura
- Documentos
- Álbuns e livros de viagens
- Bilhete-postal
- Cartas patentes e diplomas
- Cartas, ofs e comunicações
- Desenho / aguarela
- Fotografia
- Gravura / litografia
- Impressos / digitais
- Lápides e inscrições
- Leis, Alvarás, Regimentos e afins
- Manuscrito s/papel e similares
- Manuscrito s/pergaminho
- Mapa
- Mapa Impresso
- Planta / alçado / corte
- Programas, convites e bilhetes
- Selos e vinhetas
- Escultura
- Fotografia / imagem
- Grupos e instrumentos Musicais
- Heráldica, emblemática e numismática
- Marinharia
- Âncoras
- Astrolábios e afins
- Barca
- Bergantim
- Brigue
- Cais, pontes e pontões
- Caravela
- Caravelão
- Cartografia
- Chaveco
- Corveta
- Embarcação de cabotagem
- Faróis
- Fragata de guerra
- Galé
- Galeão
- Galeota
- Galera
- Iate
- Lanchas e escaleres
- Lugre
- Mota de água
- Nau
- Navio comercial
- Navio de guerra
- Navio oceanográfico
- Navio pesqueiro
- Navios a vapor
- Navios orientais
- Patacho
- Roteiros e outros instrumentos
- Submarinos
- Personalidades
- Advogados e médicos
- Anjos e arcanjos
- Antropólogos
- Arqueólogos
- Artífices e populares
- Artistas
- Cartógrafos
- Deuses dos Antigos
- Eclesiásticos e religiosos
- Editores e livreiros
- Emigrantes
- Engenheiros e arquitectos
- Escritores, poetas e jornalistas
- Escultores e entalhadores
- Estudantes
- Exploradores e cientistas
- Fotógrafos
- Funcionários públicos
- Fundidores e bombardeiros
- Historiadores
- Mestres de obras reais e outros
- Militares
- Ministros, secretários, deputados e políticos
- Músicos e compositores
- Navegadores e astrólogos
- Ourives e prateiros
- Pintores, gravadores e douradores
- Presidentes e governadores civis
- Professores
- Proprietários e comerciantes
- Reis e rainhas, infantes e regentes
- Santos e mártires
- Titulares e morgados
- Turistas
- Vice-reis, governadores e capitães
- Pintura
- Transportes terrestres
Prudência do túmulo de D. Jaime de Portugal do MET, cerâmica policromada de Luca della Robbia, o velho.
Prudência do túmulo de D. Jaime de Portugal. (1433-1459) Cerâmica policromada e vidrada, 66 × 66 × 31.8 cm, 37.6 kg. Luca della Robbia, o velho (1400-c. 1482), 1529. Tondo encomendado para a capela tumular de D. Jaime de Portugal (1433-1459), o Cardeal de Portugal, projeto de Antonio Manetti (Ciaccheri) (1404-1460), refeito por Leon Battista Alberti (1404-1472) e executado por Bernardo Rossellino (1409-1464), com cerâmicas de Luca della Robbia (1399/1400-c. 1482) e frescos de António (1429-1498) e de Piero Pollaiolo (1443-1496), 1460, no convento de San Miniato al Monte, Florença, Itália. Fotografia quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color […]
Ressurreição de Cristo com Doador do Brooklyn Museum, cerâmica policromada de Giovanni della Robbia, Florença, 1520 (c.), Itália
Ressurreição de Cristo com Doador. Luneta Antinori, encomendada por Niccolò di Tommaso Antinori (1454-1520) para a sua Villa Rose dos arredores de Florença, Cerâmica policromada e vidrada, 174,6 x 364,5 x 33 cm. Giovanni della Robbia (1469-1529), 1520 (c.). Fotografia quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. Brooklyn Museum, Gift of A. Augustus Healy, Inv. 99.5, Brooklyn, USA. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi […]
Nossa Senhora e o Menino com querubins, cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1485 (c.), National Gallery of Art, Washington, DC. USA.
Nossa Senhora e o Menino com querubins. Cerâmica policromada e vidrada, 95,3 x 88,3 x 14,6 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1485 (c.). Fotografia de Lee Ewing quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. National Gallery of Art, Washington, DC. Andrew W. Mellon Collection, 1937.1.122. USA. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a […]
Francisco I de França do MET, cerâmica de Luca, o jovem e Girolamo della Robbia, 1529, executada entre Paris e Florença, Itália.
Francisco I de França. (1494-1547) Cerâmica policromada e vidrada, 66 × 66 × 31.8 cm, 37.6 kg. Girolamo della Robbia (1488-1566) e Luca della Robbia, o novo (1475-c. 1548), 1529. Busto encomendado por Louis Prévost de Sansac (1496–1576) e que teria estado na entrada do castelo de Sansac in Loches, Indre-et-Loire Executado entre Paris e Florença, Itália Fotografia quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. Museu Metropolitano de Nova Iorque, Gift of George Blumenthal, 1941, […]
Tondo com busto de rapaz do Institute of Arts de Detroit, USA, cerâmica de Andrea della Robbia, 1470 a 1480 (c.), Florença, Itália.
Tondo com busto de rapaz. Cerâmica policromada e vidrada, 55,9 x 16,5 cm.. Andrea della Robbia (1435-1525), 1470 a 1480 (c.). Encomenda da família Antinori de Florença, Itália. Fotografia Bridgeman Images quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. Detroit Institute of Arts, Gift of Henry Ford Hospital personnel in memory of Edsel B. Ford, Inv. 43.477, Detroit, USA. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi […]
Tondo com busto de rapaz do Institute of Arts de Detroit, USA, cerâmica de Andrea della Robbia, 1470 (c.), Florença, Itália.
Tondo com busto de rapaz. Cerâmica policromada e vidrada, 55,9 x 16,5 cm.. Andrea della Robbia (1435-1525), 1470 a 1480 (c.). Encomenda da família Antinori de Florença, Itália. Fotografia El Poder del Arte quando da exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. Detroit Institute of Arts, Gift of Henry Ford Hospital personnel in memory of Edsel B. Ford, Inv. 43.477, Detroit, USA. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) […]
Tondo com busto de rapaz, cerâmica de Andrea della Robbia, 1470 (c.), Liechtenstein Museum, Vienna, Áustria.
Tondo com busto de rapaz. Cerâmica policromada e vidrada, 70 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1470 (c.). Encomenda da família Antinori de Florença, Itália. Fotografia para a exposição Della Robbia: Sculpting with Color in Renaissance Florence da National Gallery of Art, Washington, 5 fev. a 4 jun. 2017, de colaboração com o Museum of Fine Arts, Boston. Liechtenstein Museum, Vienna, Áustria. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), […]
Cantoria da antiga tribuna da catedral, mármore de Luca della Robbia, 1431 a 1438, Museu da Obra da Catedral de Florença, Itália.
Cantoria da antiga tribuna da catedral. Mármore. Luca della Robbia (1399/1400-c. 1482), 1431 a 1438. Um dos salmos de Davi ilustra a decoração de uma antiga tribuna da catedral de Florença com dez conjuntos de Anjos Músicos que entoam assim os Salmos. Museu da Obra da Catedral de Florença, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Luca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor da antiga tribuna da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus […]
Dança da antiga tribuna da catedral, mármore de Luca della Robbia, 1431 a 1438, Museu da Obra da Catedral de Florença, Itália.
Dança da antiga tribuna da catedral. Mármore. Luca della Robbia (1399/1400-c. 1482), 1431 a 1438. Um dos salmos de Davi ilustra a decoração de uma antiga tribuna da catedral de Florença com dez conjuntos de Anjos Músicos que entoam assim os Salmos. Museu da Obra da Catedral de Florença, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Luca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor da antiga tribuna da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus […]
Antiga tribuna da catedral, mármore de Luca della Robbia, 1431 a 1438, Museu da Obra da Catedral de Florença, Itália.
Tribuna. Mármore. Luca della Robbia (1399/1400-c. 1482), 1431 a 1438. Um dos salmos de Davi ilustra a decoração de uma antiga tribuna da catedral de Florença com dez conjuntos de Anjos Músicos que entoam assim os Salmos. Museu da Catedral de Florença, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor da antiga tribuna da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja […]
IX Estação dos Passos da Paixão de Cristo, mármore de Eric Gill, 1918, Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra
IX Estação, Jesus Cai pela Terceira Vez, Passos da Paixão de Cristo, Via Crucis ou Via Sacra (14 Estações). Mármore de Eric Gill (1882-1940), 1918. Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Catherine’s Cultural Wednesdays, 2020. Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto […]
XII Estação dos Passos da Paixão de Cristo, mármore de Eric Gill, 1918, Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra
XII Estação, Deposição da Cruz ou Lamentação, Passos da Paixão de Cristo, Via Crucis ou Via Sacra (14 Estações). Mármore de Eric Gill (1882-1940), 1918. Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Diego Delso, 15 de novembro de 2018 para Wiki. Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert […]
Retábulo da capela de São Jorge e dos Mártires Católicos Ingleses, mármore de Eric Gill, 1939 e 1940, Catedral Católica de Westminster, Victoria Street, Londres, Inglaterra
Retábulo da capela de São Jorge e dos Mártires Católicos Ingleses, São John Fisher (1535), bispo de Rochester e São Thomas More (1535), lorde chanceler. Mármore de Eric Gill (1882-1940), 1939 e 1940. Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Diego Delso, 1 de janeiro de 2000 para Wiki. Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street […]
Florão decorativo da catedral católica de Westminster, mosaico de Boris Anrep (atr.), 1963 (c.), Londres, Inglaterra
Florão decorativo da catedral católica de Westminster, Mosaico de Boris Anrep (1883-1969) (atr.), 1963 (c.) Boris trabalhou para a catedral em 1914, 1920 e, de forma mais exaustiva, em 1956–63 Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de El Poder del Arte, 2020. Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal […]
Tondo com as armas de um convento de Santo Antonino, cerâmica policromada e vidrada de Santi Buglioni (atr.), Florença, 1520 a 1529 (c.), Itália.
Tondo com as armas de um convento dado como de Santo Antonino. Bordão de peregrino em forma de tau Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 77.5 x 8.9 cm. Santi Buglioni (1469-1529) (atr.), Florença, 1520 a 1529 (c.) North Carolina Museum of Art, USA, Raleigh, Purchased with funds from the North Carolina State Art Society (Robert F. Phifer Bequest). Florença, Itália A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), […]
Tondo com as armas de uma igreja ou convento de São Francisco, cerâmica policromada e vidrada de Giovanni Della Robbia (atr.), Florença, 1525 (c.), Itália.
Tondo com as armas de uma igreja ou convento de São Francisco. Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 75.6 x 11.4 cm. Giovanni Della Robbia (1469-1529) (atr.), Florença, 1525 (c.) North Carolina Museum of Art, USA, Inv G.55.25.1 (Robert F. Phifer Bequest). Florença, Itália A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca, o velho, nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo […]
Tondo com as armas de uma igreja de São Lourenço do MET, cerâmica policromada e vidrada de Giovanni Della Robbia (atr.), Florença, 1520 (c.), Itália.
Tondo com as armas de uma igreja ou confraria de São Lourenço. Podendo ter sido da igreja de São Lourenço de Florença, ou outra à mesma associada, como a igreja suburbana de San Marco Vecchio Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 57,5 cm. Giovanni Della Robbia (1469-1529) (atr.), Florença, 1520 (c.) Museu Metropolitano de Nova Iorque, Inv 1975.1.2039, Robert Lehman Collection, 1975. Florença, Itália A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo […]
Tondo com as armas da família Squarci Lupi do MET, cerâmica policromada e vidrada de Giovanni Della Robbia (atr.), Florença, 1520 (c.), Itália.
Tondo com as armas da família Squarci Lupi. Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 68,6 cm. Giovanni Della Robbia (1469-1529) (atr.), Florença, 1520 (c.) Museu Metropolitano de Nova Iorque, Inv 41.190.44, Bequest of George Blumenthal, 1941. Florença, Itália A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca, o velho, nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de […]
Tondo com as armas de uma família italiana, cerâmica policromada e vidrada de Giovanni Della Robbia, Florença, 1520 (c.), Itália.
Tondo com as armas de uma família italiana. Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 70 cm. (c.) Giovanni Della Robbia (1469-1529), Florença, 1520 (c.) Leilão Sotheby’s, Londres, 5 de dezembro de 2017, lote 533, avaliado entre 20 e 30.000 GBP. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca, o velho, nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São […]
Tondo com as armas da família Della Trita, cerâmica policromada e vidrada de Giovanni Della Robbia, Florença, 1520 (c.), Itália.
Tondo com as armas da família Della Trita. Terracota ou cerâmica policromada e vidrada, 70 cm. (c.) Giovanni Della Robbia (1469-1529), Florença, 1520 (c.) Leilão Sothebys’, Londres, 5 de dezembro de 2017, lote 534, avaliado entre 20 e 30.000 GBP. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca, o velho, nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São […]
Cordeiro Místico da capela do Santíssimo de Westminster, mosaico de Boris Anrep, 1963 (c.), catedral católica de Westminster, Londres, Inglaterra
Cordeiro Místico da capela do Santíssimo de Westminster, Mosaico de Boris Anrep (1883-1969), 1963 (c.) Boris trabalhou para a catedral em 1914, 1920 e, de forma mais exaustiva, em 1956–63 Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Catedral de Westminster, 2020. Capela do Santíssimo Sacramento da Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi […]
Pavão da catedral católica de Westminster, mosaico de Boris Anrep, 1963 (c.), Londres, Inglaterra
Pavão da catedral católica de Westminster, Mosaico de Boris Anrep (1883-1969), 1963 (c.) Boris trabalhou para a catedral em 1914, 1920 e, de forma mais exaustiva, 1956–63 Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Catherine’s Cultural Wednesdays, 2020. Nave da Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan […]
Os construtores da catedral católica de Westminster, mosaico de Christopher Hobbs, 2003, capela de São José e da Sagrada Família de Westminster, Londres, Inglaterra
Os construtores da catedral católica de Westminster, Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Mosaico de Christopher Hobbs (1945-), 2003 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Westminster Cathedral, 2020. Capela de São José e da Sagrada Família Westminster Cathedral, Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto […]
Semicupula da capela de São José e da Sagrada Família da catedral católica de Westminster, mosaico de Christopher Hobbs, 2003, Londres, Inglaterra
Semicúpula da capela de São José e da Sagrada Família da catedral católica de Westminster, Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Mosaico de Christopher Hobbs (1945-), 2003 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Catherine for Westminster Cathedral, 2020. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto […]
Capela de São José e da Sagrada Família da catedral católica de Westminster, mosaicos de Christopher Hobbs, 2003, Londres, Inglaterra
Capela de São José e da Sagrada Família da catedral católica de Westminster, Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Mosaicos de Christopher Hobbs (1945-), 2003 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Catherine for Westminster Cathedral, 2020. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos […]
Batistério da catedral católica de Westminster, John Francis Bentley, 1901, Londres, Inglaterra
Batistério da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Idem, do arquiteto Bentley, 1901, que ofereceu o trabalho final de execução. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da John Salmon para a Catedral Metropolitana de Westminster de 26 de março de 2011. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino […]
Capela de Nossa Senhora do transepto sul da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Capela de Nossa Senhora do transepto sul da catedral católica de Westminster, Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Mármores de 1908 e mosaicos de Robert Anning Bell (1863-1933), de 1912 e 1913 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Peter Dazeley, 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino […]
Crucifixo da catedral católica de Westminster, John Francis Bentley e William Christian Symons, 1900 (c.), Londres, Inglaterra
Crucifixo da catedral católica de Westminster Têmpera sobre madeira entalhada, 10 metros, oficina de Bruges, Bélgica. Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) e William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.). Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Kristian Adolfsson, 29 de setembro de 2016. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo […]
Cátedra arquiepiscopal da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Cátedra arquiepiscopal da catedral católica de Westminster Embrechado de mármore com sobre céu de madeira entalhada. Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes, provavelmente já existente na inauguração de 1903 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Kristian Adolfsson, 29 de setembro de 2016 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino […]
Capela das Almas da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Capela das Santas Almas da catedral católica de Westminster Holy Souls chapel e as suas cadeiras genuflexórias ou cadeiras de rezar. Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Kristian Adolfsson, dezembro de 2016 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto […]
Capela de São Paulo da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Capela de São Paulo da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de Patrícia Carvalho Veludo, Descobrir viajando, 2017. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 […]
Capela do Santíssimo Sacramento da catedral católica de Westminster, Boris Anrep, 1956 a 1963, Londres, Inglaterra.
Capela do Santíssimo Sacramento da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Trabalho do artista russo Boris Anrep (1883-1969), 1956 a 1963. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Catedral Metropolitana de Westminster de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos […]
Capela de Nossa Senhora do transepto sul da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Capela de Nossa Senhora do transepto sul da catedral católica de Westminster, Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Mármores de 1908 e mosaicos de Robert Anning Bell (1863-1933), de 1912 e 1913 Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também […]
Capela de São Paulo da catedral católica de Westminster, 1895 a 1902 e seguintes, Londres, Inglaterra
Capela de São Paulo da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 e seguintes Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 jan 1839; Londres, 2 […]
Batistério da catedral católica de Westminster, John Francis Bentley, 1901, Londres, Inglaterra
Batistério da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Idem, do arquiteto Bentley, 1901, que ofereceu o trabalho final de execução. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Catedral Metropolitana de Westminster de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais […]
Arco triunfal e capela-mor da catedral católica de Westminster, John Francis Bentley, 1895 a 1902, Londres, Inglaterra
Arco triunfal e capela-mor da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Grande cruz do cruzeiro do arquiteto Bentley e do pintor William Christian Symons (1845-1911) com 9 metros, 1900 (c.), trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302), executado nas oficinas de Bruges, na Bélgica. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Catedral Metropolitana de Westminster de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do […]
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster, alabastro de oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.), Londres, Inglaterra
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster Alabastro esculpido e policromado, 91 cm. Oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.) Escultura localizada em França, em 1954, como proveniente da coleção do barão de St. Leger Daguerre e integrando um lote de peças para venda, com o título de Exhibition des Chefs d’oeuvre de la Curiosite du Monde. Muito provavelmente executada em Inglaterra, conseguiu-se a sua aquisição, graças à intervenção, entre outros, do cardeal Bernard William Griffin (1899-1956), vindo a integrar oficialmente o acervo da catedral de Westminster a partir de 8 de dezembro de 1955. Levantamento na deslocação para apresentação da […]
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster, alabastro de oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.), Londres, Inglaterra
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster Alabastro esculpido e policromado, 91 cm. Oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.) Escultura localizada em França, em 1954, como proveniente da coleção do barão de St. Leger Daguerre e integrando um lote de peças para venda, com o título de Exhibition des Chefs d’oeuvre de la Curiosite du Monde. Muito provavelmente executada em Inglaterra, conseguiu-se a sua aquisição, graças à intervenção, entre outros, do cardeal Bernard William Griffin (1899-1956), vindo a integrar oficialmente o acervo da catedral de Westminster a partir de 8 de dezembro de 1955. Levantamento na deslocação para apresentação da […]
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster, alabastro de oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.), Londres, Inglaterra
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster Alabastro esculpido e policromado, 91 cm. Oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.) Escultura localizada em França, em 1954, como proveniente da coleção do barão de St. Leger Daguerre e integrando um lote de peças para venda, com o título de Exhibition des Chefs d’oeuvre de la Curiosite du Monde. Muito provavelmente executada em Inglaterra, conseguiu-se a sua aquisição, graças à intervenção, entre outros, do cardeal Bernard William Griffin (1899-1956), vindo a integrar oficialmente o acervo da catedral de Westminster a partir de 8 de dezembro de 1955. Levantamento na deslocação para apresentação da […]
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster, alabastro de oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.), Londres, Inglaterra
Nossa Senhora da catedral católica de Westminster Alabastro esculpido e policromado, 91 cm. Oficina de Nottingham (atr.), 1450 (c.) Escultura localizada em França, em 1954, como proveniente da coleção do barão de St. Leger Daguerre e integrando um lote de peças para venda, com o título de Exhibition des Chefs d’oeuvre de la Curiosite du Monde. Muito provavelmente executada em Inglaterra, conseguiu-se a sua aquisição, graças à intervenção, entre outros, do cardeal Bernard William Griffin (1899-1956), vindo a integrar oficialmente o acervo da catedral de Westminster a partir de 8 de dezembro de 1955. Levantamento na deslocação para apresentação da […]
Púlpito da catedral católica de Westminster, 1903 a 1905 (c.), Londres, Inglaterra
Púlpito da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Estrutura de mármores embrechados levantada depois de 1903, talvez ainda com projeto do arquiteto Bentley, mas que se afasta bastante da sua habitual estética. Encontra-se colocado no lado da Epístola, quando nas igrejas católicas continentais, geralmente, os púlpitos são colocados do lado do Evangelho. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na […]
Púlpito da catedral católica de Westminster, 1903 a 1905 (c.), Londres, Inglaterra
Púlpito da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Estrutura de mármores embrechados levantada depois de 1903, talvez ainda com projeto do arquiteto Bentley, mas que se afasta bastante da sua habitual estética. Encontra-se colocado no lado da Epístola, quando nas igrejas católicas continentais, geralmente, os púlpitos são colocados do lado do Evangelho. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na […]
Galero do cardeal George Hume, 1979 (c.), capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster, Londres, Inglaterra.
Galero do cardeal George Hume, (1923-1999) 1979 (c.) Capela de São Gregório e de Santo Agostinho da Catedral católica de Westminster, projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902, logo levantada por 1903 Capela onde se encontra sepultado o cardeal George Basil Hume OSB (1923-1999), 9.º arcebispo de Westminster (1979-1999), ostentando interiormente o seu galero. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso […]
Galero do cardeal George Hume, 1979 (c.), capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster, Londres, Inglaterra.
Galero do cardeal George Hume, (1923-1999) 1979 (c.) Capela de São Gregório e de Santo Agostinho da Catedral católica de Westminster, projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902, logo levantada por 1903 Capela onde se encontra sepultado o cardeal George Basil Hume OSB (1923-1999), 9.º arcebispo de Westminster (1979-1999), ostentando interiormente o seu galero. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 2018 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na […]
Teto da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster, 1903, Londres, Inglaterra.
Teto da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Capela logo levantada por 1903, ainda com projeto do arquiteto Bentley, onde se encontra sepultado o cardeal George Basil Hume OSB (1923-1999), 9.º arcebispo de Westminster (1979-1999), ostentando interiormente o seu galero. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso […]
Teto da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster, 1903, Londres, Inglaterra.
Teto da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Capela logo levantada por 1903, ainda com projeto do arquiteto Bentley, onde se encontra sepultado o cardeal George Basil Hume OSB (1923-1999), 9.º arcebispo de Westminster (1979-1999), ostentando interiormente o seu galero. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso […]
Retábulo da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster, 1903 (c.), Westminster, Londres, Inglaterra
Retábulo da capela de São Gregório e de Santo Agostinho da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 Capela logo levantada por 1903, ainda com projeto do arquiteto Bentley, onde se encontra sepultado o cardeal George Basil Hume OSB (1923-1999), 9.º arcebispo de Westminster (1979-1999), ostentando interiormente o seu galero. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso […]
Ofício no altar-mor da catedral católica de Westminster, projeto geral de John Francis Bentley, 1895 a 1902, Westminster, 2020 (c.), Londres, Inglaterra
Ofício no altar-mor da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 A cruz processional de prata dourada segue o modelos do Cristo do cruzeiro do arquiteto Bentley e do pintor William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.), trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia da Catedral Metropolitana de Westminster de 2020 (c.) Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue […]
Altar-mor da catedral católica de Westminster, projeto geral de John Francis Bentley, 1895 a 1902, Westminster, Londres, Inglaterra
Altar-mor da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 A cruz processional de prata dourada segue o modelos do Cristo do cruzeiro do arquiteto Bentley e do pintor William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.), trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus […]
Altar-mor da catedral católica de Westminster, projeto geral de John Francis Bentley, 1895 a 1902, Westminster, Londres, Inglaterra
Altar-mor da catedral católica de Westminster Projeto geral de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1902 A cruz processional de prata dourada segue o modelos do Cristo do cruzeiro do arquiteto Bentley e do pintor William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.), trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025 Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus […]
Nave central da catedral católica de Westminster, John Francis Bentley, 1895 a 1903, Westminster, Londres, Inglaterra
Nave central da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) Cristo do cruzeiro do arquiteto Bentley e do pintor William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.). Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças implorando a mãe, em inocentes […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças implorando a mãe, em inocentes […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Fotografia de Rachel Boyd, 2018 Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Fotografia de Rachel Boyd, 2018 Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Fotografia de Rachel Boyd, 2018 Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças implorando a mãe, em inocentes […]
Inocente, medalhão de cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1478, antigo Hospital dos Inocentes de Florença, Itália.
Inocente. Cerâmica policromada, 100 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1478. Antigo hospital dos Inocentes. O primeiro corpo do edifício foi iniciado entre 1419 e 1420 por Brunelleschi (Filippo di ser Brunellesco Lapi, 1377-1446) veio a ser terminado com ligeiras variantes, em 1445, por Francesco della Luna (1373-c. 1445). O corpo fronteiro, veio a ser executado por António da Sangallo, o velho (1453-1534) e Baccio d’Agnolo (Bartolomeo d’Agnolo Baglioni, 1462-1543), entre 1516 a 1525, dentro da mesma linha. Museu dos Inocentes, Praça da Santíssima Anunciata, Florença. As interessantes cerâmicas policromadas dos 18 célebres medalhões representando “crianças implorando a mãe, em inocentes […]
Busto de Cristo Redentor, cerâmica policromada de Giovanni della Robbia, Florença, inícios de 1520, Itália.
Busto de Cristo Redentor. Faiança, cerâmica policromada. Giovanni della Robbia (1469-1529), inícios de 1520. Leilão Sotheby’s de Londres, 7 de dezembro de 2010, Old Master Sculpture and Works of Art, lote 38, avaliada entre 90.000 e 150.000 libras, peça semelhante voltou a aparecer no leilão European Sculpture and Works of Art: Medieval to Modern, Londres, Sotheby’s, 3 de julho de 2012, lote 68, estimado entre £70,000-100,000, havendo ainda versão de Benedetto Buglioni (c. 1460-15121), também de 1520 (c.). Florença, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, […]
Busto de menina, cerâmica policromada de Andrea della Robbia, Florença, 1475 (c.), Itália.
Busto de menina. Cerâmica policromada. Andrea della Robbia (1435-1525), 1475 (c.) Busto muito semelhante na execução do congénere de rapaz do Museo Nazionale del Bargello, em Florença. Venda Sotheby’s Itália, em Florença, 1968-2018. Coleção particular de Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto ampliada. […]
Busto de rapaz, cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1475 (c.), Museu Nacional de Bargello, Florença, Itália.
Busto de rapaz. Cerâmica policromada, 33 x 30 x 20 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1475. Fotografia de Antonio Quattrone para o Ministero dei beni e della attività culturali e del turismo Museo Nazionale del Bargello, Florence, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto […]
Busto de rapaz, cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1475 (c.), Museu Nacional de Bargello, Florença, Itália.
Busto de rapaz. Cerâmica policromada, 33 x 30 x 20 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1475 (c.) Museo Nazionale del Bargello, Florence, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto ampliada. Viria, entretanto, a montar uma florescente oficina de cerâmica policromada com o sobrinho Andrea […]
Busto de rapaz, cerâmica policromada de Andrea della Robbia, 1475 (c.), Museu Nacional de Bargello, Florença, Itália.
Busto de rapaz. Cerâmica policromada, 33 x 30 x 20 cm. Andrea della Robbia (1435-1525), 1475. Fotografia de Antonio Quattrone para o Ministero dei beni e della attività culturali e del turismo Museo Nazionale del Bargello, Florence, Itália. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto […]
Effigie ideale di Giovane detto sant’Ansano, faiança de Andrea della Robbia, 1500 (c.), Museu Bandini, Florença, Itália.
Effigie ideale di Giovane detto sant’Ansano. Faiança policromada de Andrea della Robbia (1435; 1525/28), 1500 (c.) Fotografia Sailko, Wiki. Museu Bandini, Florença, Itália A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto ampliada. Viria, entretanto, a montar uma florescente oficina de cerâmica policromada com o sobrinho Andrea […]
Madona com Menino, Andrea della Robia, 1500 (c.), Bode Museum, Staatliche Museen de Berlim, Alemanha.
Madona col Bambino. Faiança, cerâmica policromada. Andrea della Robbia (1435-1525/28), 1500 (c.). Bode Museum, Staatliche Museen zu Berlin, Berlim, Alemanha. A famosa oficina della Robbia nasceu com Lucca della Robia (Florença, 1399/1400; idem, c. 1482) que foi um afamado escultor, autor do púlpito da catedral de Florença, 1431 a 1438, para além de outros trabalhos. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574), Luca nasceu no ano de 1399 na casa dos seus antepassados, que se encontrava debaixo da igreja de São Barnabé de Florença, entretanto ampliada. Viria, entretanto, a montar uma florescente oficina de cerâmica policromada com o sobrinho Andrea (1435-1525) e, depois, […]
Cortejo das Festas da Cidade de Lisboa, Terreiro do Paço, 6 de julho de 1947, Lisboa, Portugal.
Cortejo das Festas da Cidade de Lisboa 1947. VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos mouros, 1147. Comemorações que culminaram com o Cortejo Histórico realizado a 6 de julho de 1947 e organizado pelo realizador, jornalista e professor José Leitão de Barros (1896-1967). Festas que tiveram cartazes dos pintores Manuel Lapa (1914-1979) e de Jaime Martins Barata (1899-1970), especial amigo e colega do professor Leitão de Barros. Fotografia do arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, 6 de julho de 1947. Praça do Comércio e antigo Terreiro do Paço, Lisboa, Portugal
A Madeira e os Ventos da Emigração, exposição do Museu de Fotografia da Madeira, Forum de Machico, abril de 2024, ilha da Madeira
A Madeira e os Ventos da Emigração, exposição do Museu de Fotografia da Madeira, Ribeira Brava, abril de 2024, ilha da Madeira
A Madeira e os Ventos da Emigração, exposição do Museu de Fotografia da Madeira, Ribeira Brava, abril de 2024, ilha da Madeira
A Madeira e os Ventos da Emigração Exposição coordenada por Sara Moura e Filipe dos Santos, Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente’s, Transporte de passageiros para o navio Quanza Fotografia de Álvaro Nascimento Figueira (1885-1967), Foto Figueiras, porto do Funchal, 1933. Museu de Fotografia da Madeira-Atelier Vicente’s, PHF 1516, em depósito na DRABM Museu Etnográfico da Madeira, 9 de abril de 2024 Ribeira Brava, ilha da Madeira. Esta exposição procura retratar a realidade da Madeira nos três primeiros quartéis do século XX e o quotidiano das suas gentes, que, em busca de melhores condições de vida, se viram forçadas […]
D. Estêvão Pedro de Alencastro, bispo de Arabissus, vigário apostólico do Havaii, Funchal (?), 1930 (c.), ilha da Madeira
D. Estêvão Pedro de Alencastro (Porto Santo, 1876-Pacífico, 1940) Fotografia do Funchal (?), agosto de 1930 (c.), quando da sua visita à Madeira e Porto Santo (?) Reprodução de fotografia do Funchal, Jacinto da Conceição Nunes, 1939 (c.), JCN 195. Funchal, ilha da Madeira Estevão Pedro de Alencastre nasceu na ilha do Porto Santo, no dia 3 de novembro de 1876, no bairro da Vila. Foi o terceiro filho de Lúcio José de Alencastre e de Augusta Leopoldina Cândida Vasconcelos Baião de Alencastre, naturais da ilha. Estevão de Alencastre tinha apenas seis anos quando, em 1883, rumou ao Havaii a […]
Crucifixo do interior da catedral católica de Westminster, projeto neo-gótico de 1900 (c.), Londres, Inglaterra
Crucifixo da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) e William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.). Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John […]
Crucifixo da catedral católica de Westminster, projeto neo-gótico de 1900 (c.), Londres, Inglaterra
Crucifixo da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) e William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.). Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John […]
Crucifixo da catedral católica de Westminster, projeto neo-gótico de 1900 (c.), Londres, Inglaterra
Crucifixo da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) e William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.). Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302) Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John […]
Fachada da catedral de Westminster, John F. Bentley, 1895 a 1903, Londres, Inglaterra
Fachada da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1903. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 jan 1839; Londres, 2 mar. 1902), tendo a construção sido iniciada em 1895, inaugurada […]
Pórtico da catedral de Westminster, John F. Bentley, 1895 a 1903, Londres, Inglaterra
Fachada da catedral católica de Westminster Projeto de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1903. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia de 30 de janeiro de 2025. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 jan 1839; Londres, 2 mar. 1902), tendo […]
Catedral de Westminster, John F. Bentley, 1895 a 1903, Londres, Inglaterra
Fachada da catedral católica de Westminster Torre de Santo Eduardo, cerca de 20 m. (60 pés) Projeto de John Francis Bentley (1839-1902), 1895 a 1903. Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 jan 1839; Londres, 2 […]
Quarto do Bloc Hotel, 2024, Gatwick airport, Londres, Inglaterra
Quarto do Bloc Hotel Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia do Bloc Hotel de 2024. Gatwick airport, Londres, Inglaterra.
Casa-de-banho do quarto do Bloc Hotel, janeiro de 2025, Gatwick airport, Londres, Inglaterra
Casa-de-banho do quarto do Bloc Hotel Deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia do Gatwick airport, 30 de janeiro de 2025. Londres, Inglaterra.
Casa-de-banho do quarto do Bloc Hotel, janeiro de 2025, Gatwick airport, Londres, Inglaterra
Casa-de-banho do quarto do Bloc Hotel Deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia do Gatwick airport, 30 de janeiro de 2025. Londres, Inglaterra.
Quarto do Bloc Hotel, janeiro de 2025, Gatwick airport, Londres, Inglaterra
Quarto do Bloc Hotel Deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil. Fotografia do Gatwick airport, 30 de janeiro de 2025. Londres, Inglaterra.
Rui Carita e a História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, dezembro de 2024, Londres, janeiro de 2025, Inglaterra.
Rui Carita e a História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024 Londres, fotografia de Eugénio Perregil, 30 de janeiro de 2025. Inglaterra. A Académica da Madeira é recebida na Embaixada de Portugal no Reino Unido esta quinta-feira, 30 de janeiro, esta tarde, onde irá apresentar a obra ‘História da Madeira’, da autoria do historiador e professor catedrático , e realizará um sarau musical com homenagem ao artista madeirense Max. A iniciativa está enquadrada nas actividades de promoção da cultura madeirense nas comunidades portuguesas e lusodescendentes naquele país, na qual será também divulgada a obra ‘Levadas da Madeira’, também editada […]
Cartaz Espinho Praia, Portugal 1931, Fred Kradolfer, Litografia Nacional, Porto, 1931, Portugal.
Cartaz Espinho Praia, Portugal 1931. Fred Kradolfer (Zurique, 12 jun. 1903; Lisboa, 16 jul. 1968), Litografia Nacional, Porto, 1931. Coleção particular. Ano em que executou também o cartaz para a exposição portuguesa integrada na Exposição Colonial e Internacional de Vincennes de 1931. Com o título Exposition Coloniale Internationale et des Pays d’Outre-Mer abriu a 6 de maio de 1931 no Bois de Vincennes, contanto com a participação de inúmeros países e, especialmente, das 26 colónias francesa, tendo tido como comissário geral o marechal Hubert Lyautey (1854-1934), encerrando em novembro desse ano. Como diretor para o pavilhão português foi nomeado Henrique […]
História da Madeira, Séc. XV, Matriz da Expansão Portuguesa, Rui Carita, Imprensa Académica, dezembro de 2014, Funchal, ilha da Madeira.
História da Madeira, Séc. XV, Matriz da Expansão Portuguesa. Rui Carita Imprensa Académica, 19 de dezembro de 2014. ISBN 978-989-98243-7-9 Dep. legal 384370-14 Funchal, ilha da Madeira. A História da Madeira, Século XV – Matriz da Expansão Portuguesa é o primeiro de seis volumes da autoria de Rui Carita, num projeto a ser editado pela Imprensa Académica, chancela editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira, ao longo dos próximos 6 anos. Optámos por estabelecer uma barreira cronológica entre os volumes, que estão segmentados pelos vários séculos, por entendermos que a organização cronológica seria mais fácil para o leitor. É […]
António Pereira Gonçalves, Atelier Vicente’s, Funchal, 14 de setembro de 1893, ilha da Madeira
António Pereira Gonçalves (1877-1931) Acompanhado por uma pessoa não identificada, agarrada à perna direita, como se fosse um animal de estimação. Negativo simples, vidro com gelatina e sais de prata, 8 x 6,2 cm Photographia Vicente, 1893-09-14. Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente’s, VIC-3714, em depósito na DRABM Funchal, ilha da Madeira António Pereira Gonçalves (1877-1931), nasceu em Gaula e formou-se depois, como médico cirurgião, em 1900 pela Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, e casou logo no mesmo ano. Enviuvou e casou outra vez em 1908. Pelo que percebi é de família modesta de lavradores de Gaula e, depois de […]
Verde Gaio, Bailados Portugueses, cartaz de Carlos Botelho, 1942, Lisboa, Portugal
Verde Gaio, Bailados Portugueses Cartaz de Carlos Botelho (1899-1982), 1942. Verde-gaio é uma das mais típicas danças populares do Ribatejo e da Estremadura, segundo Tomaz Ribas (1918-1999), área onde o bailam melhor e mais a primor. Em geral o verde-gaio é acompanhado com harmónica ou realejo. Em 1940 o nome desta dança foi utilizado para denominar a primeira companhia estatal de dança do Estado Novo, Bailados Portugueses Verde Gaio, fundada por António Ferro (1895-1956), inspirada no folclore nacional e em temas portugueses. Coleção do Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, Portugal. António Ferro (Lisboa, 1895; idem. 1956) com apenas 19 […]
Cartaz da Exposição Colonial do Porto de 1934, cartaz de Lázaro Lozano, 1934, Porto, Portugal.
Cartaz da Exposição Colonial do Porto de 1934. Lázaro (Bonifácio Lázaro Lozano, 1906-1999), 1934 Direção de Henrique Galvão (1895-1970). Alguns cartazes, depois, identificam-na como a primeira exposição colonial do Porto. Porto, junho de 1934, Portugal Henrique Carlos da Malta Galvão (Barreiro, 4 fev. 1895; São Paulo, Brasil, 25 jul. 1970). Oficial do Exército e especialmente versado em assuntos de desporto e coloniais, foi um dos apoiantes da ditadura de Sidónio Pais (1872-1918), sendo então administrador do concelho de Montemor-o-Novo, integrando depois a revolução do 28 de Maio de 1926. Seria depois diretor da Emissora Nacional, comissário da exposição colonial do […]
Festas de Lisboa 1935, cartaz de Stuart Carvalhaes, 1935, Lisboa, Portugal.
Festas de Lisboa 1935. Cartaz de Stuart Carvalhaes (1889-1961), 1935. Arquivo Municipal de Lisboa, Portugal. STUART CARVALHAIS, José Herculano Stuart Torres de Almeida Carvalhais (Lisboa, 1887; idem, 1961). Pintor, caricaturista e desenhador humorístico, formado em Paris, colaborou nos periódicos Sempre fixe, Os Ridículos, Diário de Notícias, e em outros vários jornais e revistas do país. Foi considerado como “um extraordinário desenhador da Imprensa Portuguesa do seu e de todos os tempos (…) igualando os melhores artistas contemporâneos do mundo“. Em 1949, os seus dotes valeram-lhe o Prémio Domingos Sequeira.
Lisboa 1147 – 1947, cartaz de Manuel Lapa, 1947, Lisboa, Portugal.
Lisboa 1147 – 1947. VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos mouros, 1147. Cartaz de Manuel Lapa (1914-1979), 1947. Comemorações que culminaram com o Cortejo Histórico realizado a 6 de julho de 1947 e organizado pelo realizador, jornalista e professor José Leitão de Barros (1896-1967). Festas que tiveram também cartaz do pintor Jaime Martins Barata (1899-1970) Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, Portugal Manuel Francisco Almeida (e) Vasconcelos Lapa (1914-1979) era filho de Manuel das Misericórdias de Mello e Castro de Almeida e Vasconcelos (1885-1942), 3.º conde e 4.º visconde da Lapa, embora nunca se tenha encartado como tal, distinguindo-se […]
Festas da Cidade de Lisboa 1947, cartaz de Martins Barata, 1947, Lisboa, Portugal.
Festas da Cidade de Lisboa 1947. VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos mouros, 1147. Cartaz de Jaime Martins Barata (1899-1970), 1947. Comemorações que culminaram com o Cortejo Histórico realizado a 6 de julho de 1947 e organizado pelo realizador, jornalista e professor José Leitão de Barros (1896-1967). Festas que tiveram também cartaz do pintor Manuel Lapa (1914-1979). Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, Portugal Jaime Martins Barata (Marvão, 7 mar. 1899-Lisboa, Campolide, 15 maio 1970). Órfão de pai bastante cedo, em 1904, a mãe, professora de instrução primária em Alpalhão, reconhecendo as suas especiais capacidades para o desenho, em […]
Cartaz de lançamento da Revista TRANSLOCAL n.º 4, António Aragão, Antena receptiva (1921/2008), Teatro Municipal de Baltazar Dias, 2022, Funchal, ilha da Madeira.
Cartaz de lançamento da Revista TRANSLOCAL n.º 4, António Aragão, Antena receptiva (1921/2008), Coordenação de Ana Salgueiro com Rui Torres e Bruno Ministro Lançamento no Teatro Municipal de Baltazar Dias (TMBD), dia 10.12.2022, pelas 17h. Funchal, ilha da Madeira. António Manuel de Sousa Aragão Mendes Correia (São Vicente, ilha da Madeira, 22 set. 1921; Funchal, 11 ago. 2008). Filho de Henrique Agostinho Aragão Mendes Correia e de Maria José de Sousa, frequentou o Liceu Jaime Moniz, a Escola Superior de Belas Artes e licenciou-se em Ciências Históricas-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo, em 1960, estagiado em […]
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 4, Tradução, Funchal, 2022, ilha da Madeira
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 4, Tradução, Edição em papel, Coordenação de Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro, UMa/CIERL, Funchal, 2022. Lançamento a 20 de setembro de 2024, no Museu Henrique e Francisco Franco, Funchal, ilha da Madeira. TRANSLOCAL – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição de uma revista, impressa em papel e online, destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional. Dessa forma, TRANSLOCAL assume a orientação de análise e divulgação […]
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 4, Tradução, Funchal, 2022, ilha da Madeira.
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 4, Tradução, Edição em papel, Coordenação de Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro, UMa/CIERL, Funchal, 2022. Lançamento a 20 de setembro de 2024, no Museu Henrique e Francisco Franco, Funchal, ilha da Madeira. TRANSLOCAL – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição de uma revista, impressa em papel e online, destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional. Dessa forma, TRANSLOCAL assume a orientação de análise e divulgação […]
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 3, Cinema(s) Periférico(s), Funchal, 2020, ilha da Madeira.
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 3, Cinema(s) Periférico(s), Edição em papel, Coordenação de Ana Salgueiro e Maria do Carmo Piçarra, UMa/CIERL, Uma capa com fotonovelos … in memoriam de Lourdes Castro (1930-2022) Funchal, 2020, ilha da Madeira. Fotonovelo de Lourdes Castro (1930-) e René Bertholo (1935-2005), agosto de 1969. Elenco: Leonor e Pitum Keil do Amaral, Eduarda e Marcelo Costa, José António Paradela, Lourdes Castro, René Bertholo, Jorge Sumares e Luiz Moreira, Praia Formosa, Funchal, ilha da Madeira. No verão de 1969, um grupo de amigos, reunidos no Funchal pelas circunstâncias felizes da vida, divertiu-se durante algumas semanas a […]
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 2, Modernidades, Funchal, 2019, ilha da Madeira
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 2, Modernidades, Edição em papel, Coordenação de Ana Salgueiro e Ana Isabel Moniz, UMa/CIERL, Fotografia de Ana Marta Funchal, 2019, ilha da Madeira. TRANSLOCAL – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição de uma revista, impressa em papel e online, destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional. Dessa forma, TRANSLOCAL assume a orientação de análise e divulgação cultural, tendo em conta o contexto local e potenciais […]
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 1, em papel, Funchal, 2018, ilha da Madeira
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 1, Edição em papel, Coordenação de Ana Salgueiro e Duarte Santo, UMa/CIERL, Fotografia de Tiago Casanova SUGESTÕES DE LEITURA | BOOK REVIEWS: Um olhar sobre as obras e providências de Reinaldo Oudinot de Danilo Matos, João Baptista Pereira Silva, Raimundo Quintal e Rui Carita (Imprensa Académica, fev. 2018)| V. Nuno Martins (University of Delaware) Funchal, 2018, ilha da Madeira. TRANSLOCAL – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição […]
Revista TRANSLOCAL n.º 1, on-line, coordenação de Ana Salgueiro e Duarte Santo, lançamento no Teatro Municipal de Baltazar Dias, 2017, Funchal, ilha da Madeira
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 1, on-line, Coordenação de Ana Salgueiro e Duarte Santo, UMa/CIERL, Lançamento no Teatro Municipal de Baltazar Dias (TMBD), dia 26.09.2017, pelas 17h. Funchal, ilha da Madeira. TRANSLOCAL – , é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição de uma revista, impressa em papel e online, destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional. Dessa forma, TRANSLOCAL assume a orientação de análise e divulgação cultural, tendo em conta o contexto local e potenciais articulações […]
Bases de construção do barrete de orelhas, oficinas do Museu Etnográfico da Madeira, janeiro de 2025, Ribeira Brava, ilha da Madeira.
Bases de construção do barrete de orelhas Barrete de vilão ou barrete de orelhas As Oficinas onde a Lã vive do Museu Etnográfico da Madeira, janeiro de 2025 Ribeira Brava, ilha da Madeira. Coleções em reserva. A lã de ovelha era utilizada pelo povo madeirense, na confeção de um tipo de barretes tradicionais, os chamados “barretes de vilão” ou “barretes de orelhas”. Os mais comuns, que ainda hoje se comercializam, possuem no alto uma pequena borla de lã e nos lados dois apêndices, que se levantam, ou se deixam cair sobre as orelhas. Segundo alguns autores, a confeção destes barretes […]
Antiga mercearia tradicional ou Venda da Madeira, 1950 (c.) e seguintes, Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, ilha da Madeira.
Antiga mercearia tradicional ou Venda da Madeira. Madeira e outros materiais, 1950 (c.) e seguintes Fotografia de 2023. Comércio tradicional do Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, ilha da Madeira. A hipótese de instalação do Museu Etnográfico da Madeira no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava data de 1983, conforme já se escreveu no roteiro da visita guiada de novembro desse ano do Centro de Cultura do CineForum do Funchal, já tendo então sido feitas visitas ao edifício pela Diretora dos Assuntos Culturais, mas a concretização do projeto levou algum tempo. Encontrava-se já então disponível o antigo engenho de […]
Unidade produtiva da pesca, embarcação tradicional Xavelha de Câmara de Lobos, 1950 (c.) e seguintes, Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, ilha da Madeira
Canoa de pesca Maria da Conceição. Xavelha de Câmara de Lobos, 1950 (c.) Fotografia de 2023. Unidade produtiva da pesca, Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, Ilha da Madeira. A hipótese de instalação do Museu Etnográfico da Madeira no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava data de 1983, conforme já se escreveu no roteiro da visita guiada de novembro desse ano do Centro de Cultura do CineForum do Funchal, já tendo então sido feitas visitas ao edifício pela Diretora dos Assuntos Culturais, mas a concretização do projeto levou algum tempo. Encontrava-se já então disponível o antigo engenho de cana-de-açúcar […]
Unidade produtiva da pesca, embarcação tradicional Xavelha de Câmara de Lobos, 1950 (c.) e seguintes, Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, Ilha da Madeira.
Unidade produtiva da pesca. Canoa, embarcação tradicional Xavelha de Câmara de Lobos, 1950 (c.) e seguintes Fotografia de 2023. Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, Ilha da Madeira. A hipótese de instalação do Museu Etnográfico da Madeira no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava data de 1983, conforme já se escreveu no roteiro da visita guiada de novembro desse ano do Centro de Cultura do CineForum do Funchal, já tendo então sido feitas visitas ao edifício pela Diretora dos Assuntos Culturais, mas a concretização do projeto levou algum tempo. Encontrava-se já então disponível o antigo engenho de cana-de-açúcar e […]
Unidade doméstica, cozinha, 1940 (c.) e seguintes, Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, Ilha da Madeira.
Unidade doméstica, cozinha. 1940 (c.) e seguintes Fotografia de 2023. Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, Ilha da Madeira. A hipótese de instalação do Museu Etnográfico da Madeira no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava data de 1983, conforme já se escreveu no roteiro da visita guiada de novembro desse ano do Centro de Cultura do CineForum do Funchal, já tendo então sido feitas visitas ao edifício pela Diretora dos Assuntos Culturais, mas a concretização do projeto levou algum tempo. Encontrava-se já então disponível o antigo engenho de cana-de-açúcar e de moagem, montado em 1860 no pequeno solar de […]
Rita Rodrigues na nota do editor da Revista Islenha 74, Museu Etnográfico da Ribeira Brava, 2 de outubro de 2024, Ribeira Brava, ilha da Madeira
Rita Rodrigues na nota do editor da Revista Islenha 74, Apresentação no Museu Etnográfico da Ribeira Brava, 2 de outubro de 2024, Ribeira Brava, ilha da Madeira A edição número 74 da Revista Islenha, uma publicação da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, foi apresentada a 2 de outubro de 2024, no Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Esta publicação, da responsabilidade da Secretaria Regional de Economia Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, é composta por oito artigos que, […]
Paulo Ladeira na apresentação da Revista Islenha 74, Museu Etnográfico da Ribeira Brava, 2 de outubro de 2024, Ribeira Brava, ilha da Madeira
Paulo Ladeira na apresentação da Revista Islenha 74, Museu Etnográfico da Ribeira Brava, Fotografia da SRETC, 2 de outubro de 2024, Ribeira Brava, ilha da Madeira A edição número 74 da Revista Islenha, uma publicação da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, foi apresentada a 2 de outubro de 2024, no Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Os oito artigos, que compõem a revista, são, na sua quase exclusividade, dedicados ao Arquipélago da Madeira, nas mais diversas perspetivas de uma forma tão […]