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São Lourenço da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Veit Stoss (atr.), 1500 (c.), Alemanha.
São Lourenço da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira entalhada, dourada e policromada. Oficina de Veit Stoss (c. 1450-1533), 1500 (c.). Fotografia de 2011. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, de quase 20 metros de altura, obra da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509). Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com […]
Nave do lado do Evangelho e escadas do púlpito da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft (atr.), 1492 (c.), Alemanha.
Nave do lado do Evangelho e escadas do púlpito da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Trabalho da oficina de Adam Kraft (or Krafft) (c. 1460-jan.1509) (atr.), 1492 (c.) Campanha de 1490 (c.) e seguintes. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o […]
São Sebastião e os algozes da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina local, 1420 (c.), Alemanha
São Sebastião da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira esculpida e policromada. Oficina de Nuremberga, 1420 (c.). Fotografia de 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445), aparecendo assim ao seu lado as armas de Portugal. […]
Proposta de capa para o volume final da História da Madeira de Rui Carita, Imprensa Académica, fevereiro de 2021, Funchal, ilha da Madeira
Proposta de capa para o volume final da História da Madeira de Rui Carita. Imprensa Académica, 20 de fevereiro de 2021, Funchal, ilha da Madeira
Base do tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Base do tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Theo Noll, 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais […]
Portal da fachada principal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, reforma da campanha de 1390 e seguintes, Alemanha
Portal da fachada principal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Campanha de obras de 1390 e seguintes. Fachada com reforma de 1400 (c.) e seguintes Fotografia de Pablo de la Riestra, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja foi reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, obra do escultor e mestre de obras Adam Kraft (or Krafft) (c. 1460-jan.1509), com 18,7 metros de altura e na base qual, inclusivamente, se fez representar em corpo inteiro. Nestes […]
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Michael Wolgemut, 1476 a 1477, Alemanha
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michael Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de Theo Noll, 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. […]
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Michael Wolgemut, 1476 a 1477, Alemanha
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michael Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de Theo Noll, 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. […]
Anjo com chocalhos da base da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anjo com chocalhos da base da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia dos 500 Anos da Anunciação, 2017. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com 7 medalhões que mostram as 7 alegrias […]
Anjo tocando trombeta da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anjo tocando trombeta da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia dos 500 Anos da Anunciação, 2017. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com 7 medalhões que mostram as 7 alegrias de Maria, […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Em primeiro plano o candelabro monumental coevo e, por detrás, os vitrais da janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), 1460 a 1470. Fotografia de Ander Svolker, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Por detrás os vitrais da janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), 1460 a 1470. Fotografia de Selbest, 1 de janeiro de 2009. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Por detrás os vitrais da janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), 1460 a 1470. Fotografia de 2018. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola […]
Costas da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Costas da Anunciação sob a abóbada da capela-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia de Sailko, 4 de novembro de 2011. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com 7 […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação sob a abóbada da capela-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia da Paróquia de São Lourenço de Nuremberga, 2020. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com 7 medalhões […]
Anunciação sob a abóbada da capela-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação sob a abóbada da capela-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × 320 cm.) com 7 medalhões que mostram as […]
Pormenor da Virgem encimada pelo Espírito Santo da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Pormenor da Virgem encimada pelo Espírito Santo da Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em 1517 e 1518. O conjunto integra-se numa auréola de 55 rosas douradas (372 × […]
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1517 e 1518, Alemanha
Anunciação da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira de tília entalhada, dourada e policromada, 372 x 320 cm.. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517 e 1518. Por detrás os vitrais da janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), 1460 a 1470. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Esta Anunciação, ou Saudação de São Gabriel Arcanjo à Virgem Maria no Rosário foi encomendada pelo patrício e principal de Nuremberga, Anton Tucher (1458-1524) e executada pelo entalhador polaco Veit Stoss (c. 1450-1533) em […]
Pormenor do Cristo Agonizante do altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1516 a 1520 (c.), Alemanha.
Pormenor do Cristo Agonizante do altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520 (c.) Fotografia de Theo Noll, 2018. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o […]
Cristo do altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1516 a 1520 (c.), Alemanha.
Cristo do altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520 (c.) Fotografia de Pablo de la Riesta, 2011. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador […]
São Vicente da predela do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena do prior de São Lourenço Jodocus Krell, 1472, igreja de São Lourenço de Nuremberga, Alemanha
São Vicente da predela do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena do prior de São Lourenço Jodocus Krell São Vicente aparece aqui com uma tenaz, um dos seus atributos de martírio, mas o que em Portugal quase nunca acontece, optando-se por uma embarcação e, em Lisboa, com os dois corvos que tradicionalmente acompanharam a entrada do seu corpo na barra do Tejo e se tornaram emblema e armas da cidade de Lisboa. Oficina local não identificada, 1472. Fotografia de Theo Noll, 2020. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, […]
Predela do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena do prior de São Lourenço Jodocus Krell, 1472, igreja de São Lourenço de Nuremberga, Alemanha
Predela do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena do prior de São Lourenço Jodocus Krell São Lourenço, Santo Estêvão, São Vicente e São Sebastião. Oficina local não identificada, 1472. Fotografia de Theo Noll, 2020. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte […]
Retrato do prior de São Lourenço Jodocus Krell do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena, 1472, igreja de São Lourenço de Nuremberga, Alemanha
Retrato do prior de São Lourenço Jodocus Krell do retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena O prior Jodocus Krel aparece em miniatura, o que muitas vezes acontece, mas poucas vezes com as dimensões ínfimas como aqui. Oficina local não identificada, 1472. Fotografia de Theo Noll, 2020. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a […]
Vista de Nuremberga do retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, 1472, igreja de São Lourenço de Nuremberga, Alemanha
Vista de Nuremberga do retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell. Retábulo de Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Helena, onde no painel central, em fundo, se encontra a mais antiga e pormenorizada representação de Nuremberga. O prior Jodocus Krel aparece em miniatura, o que muitas vezes acontece, mas poucas vezes com as dimensões ínfimas como aqui acontece. Oficina local não identificada, 1472. Fotografia de Eigenes Werk, 22 de outubro de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se […]
Retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, 1472, igreja de São Loureço de Nuremberga, Alemanha
Retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, com Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Bárbara. Nos volantes encontram-se São Jodocus (ou seja, Santiago Maior) e Santa Helena, que se repetiam nas faces das portadas, hoje separadas; na predela encontram-se São Lourenço, Santo Estêvão, São Vicente (com uma tenaz, o que em Portugal não é habitual) e São Sebastião, de um lado, e Santa Agnês, Santa Doroteia, Santa Lúcia e Santa Otília. O prior Jodocus Krel aparece em miniatura, o que muitas vezes acontece, mas poucas vezes com as dimensões ínfimas como aqui acontece. No painel central, em fundo, […]
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1475 (c.), Alemanha
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga. São Miguel Arcanjo Madeira entalhada, dourada e policromada. Oficina de Nuremberga, 1475 (c.) Imagem dada anteriormente como de Veit Stoss (c. 1450-1533), mas hoje classificada como anterior. Fotografia de Sailko, 4 de novembro de 2011. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, de quase 20 metros de altura, obra da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509). Nestes anos, […]
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1475 (c.), Alemanha
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga. São Miguel Arcanjo Madeira entalhada, dourada e policromada. Oficina de Nuremberga, 1475 (c.) Imagem dada anteriormente como de Veit Stoss (c. 1450-1533), mas hoje classificada como anterior. Fotografia de Theo Noll, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, de quase 20 metros de altura, obra da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509). Nestes anos, como cidade imperial, […]
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1475 (c.), Alemanha
São Miguel das Almas da igreja de São Lourenço de Nuremberga. São Miguel Arcanjo Madeira entalhada, dourada e policromada. Oficina de Nuremberga, 1475 (c.) Imagem dada anteriormente como de Veit Stoss (c. 1450-1533), mas hoje classificada como anterior. Fotografia de Theo Noll, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, de quase 20 metros de altura, obra da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509). Nestes anos, como cidade imperial, […]
Retrato de Conrad Imhoff, Jacob Elsener, 1486, Bavarian National Museum, Munique, Alemanha
Retrato de Conrad Imhoff (1463-1519) Óleo sobre madeira, Jacob Elsener (1460-1517), 1486 Fotografia de Andreas Praefcke, fev. 2007. Bavarian National Museum (Inv. Nr. MA 310), Munique, Alemanha
Retábulo do prior da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Jodocus Krell, oficina local, 1472, Alemanha
Retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, com Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Bárbara. Nos volantes encontram-se São Jodocus (ou seja, Santiago Maior) e Santa Helena, que se repetiam nas faces das portadas, hoje separadas, novamente, com São Bartolomeu e Santa Helena; na predela encontram-se São Lourenço, Santo Estêvão, São Vicente (com uma tenaz, o que em Portugal não é habitual) e São Sebastião, de um lado, e Santa Agnês, Santa Doroteia, Santa Lúcia e Santa Otília. O prior Jodocus Krel aparece em miniatura, o que muitas vezes acontece, mas poucas vezes com as dimensões ínfimas como […]
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Michel Wolgemut, 1476 a 1477, Alemanha
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michael Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de Eigenes Werk, 22 de outubro de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e […]
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Michel Wolgemut, 1476 a 1477, Alemanha.
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michel Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Base com o retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, com Nossa Senhora entre São Bartolomeu e Santa Bárbara, volantes com São Jodocus (ou seja, Santiago Maior) e Santa Helena, que se repetiam nas portadas, hoje separadas, novamente, com São Bartolomeu e Santa Helena, de 1472. O painel central do retábulo apresenta a mais antiga e pormenorizada vista de […]
Cristo do altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1516 a 1520 (c.), Alemanha
Cristo do altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520 (c.) Por detrás os vitrais da Fester Kaiser Friedrichs III, a janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), com projeto de Michael Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Sob o vitral, o retábulo do prior de São Lourenço Jodocus Krell, de 1472, que em fundo apresenta a mais antiga e precisa vista de Nuremberga. Fotografia de Eigenes Werk, 22 de outubro de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada […]
Santa Helena e a descoberta da Santa Cruz, iluminura de Jan van Eyck, 1422-24, Museu Cívico de Turim, Itália.
Santa Helena e a descoberta da Santa Cruz. Iluminura sobre pergaminho, 28 × 19 cm. Jan van Eyck (1345-1441), 1422-24. Iluminura das Très Belles Heures de Notre-Dame, Livro de Orações Turim-Milão Museo Civico de Turim, Itália
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, com projeto de Michel Wolgemut e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477, Alemanha
Pormenor do vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michel Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de José Liberato, 12 de agosto de 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e […]
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina local, 1476 a 1477, Alemanha
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral de oficina de Nuremberga, 1476 a 1477. Fotografia de José Liberato, 12 de agosto de 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha […]
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga, com projeto de Michel Wolgemut e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477, Alemanha
Vitral dos Imperadores do Sacro Império Romano Frederico III e D. Leonor de Portugal da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Fester Kaiser Friedrichs III Vitral com projeto de Michel Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de José Liberato, 12 de agosto de 2019. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. As igrejas da cidade de Nuremberga, como cidade imperial, eram suportadas economicamente pelas principias famílias alemães, que comparticiparam no recheio, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua […]
Adam Kraft como suporte do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Adam Kraft com suporte-base do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia da Paróquia de São Lourenço, 2015. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de […]
Adam Kraft como suporte do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Adam Kraft com suporte-base do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja […]
Adam Kraft como suporte do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Adam Kraft com suporte-base do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Petrus Silesius, 1 de junho de 20o7. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a […]
Adam Kraft como suporte do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Adam Kraft com suporte-base do seu tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja […]
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de 2015. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e […]
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre […]
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma […]
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1493 a 1496, Alemanha
Tabernáculo ou sacrário da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Sakramentshaus Cantaria esculpida com vestígios de policromia e madeira aparelhada e fasquiada, 18,7 metros de altura. Campanha da oficina de Adam Kraft (ou Krafft) (c. 1460-jan.1509), 1493 a 1496. Obra doada pelo banqueiro Hans IV Imhoff (fal. 1499), que detalhou o programa da imagem da Paixão de Cristo no contrato com o escultor, que chegou até nós e cuja família tinha capela nesta igreja, como em outras. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 20 de agosto de 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre […]
Púlpito da igreja de São Lourenço de Nuremberga, oficina de Adam Kraft, 1495 (c.), Alemanha
Púlpito da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Trabalho da oficina de Adam Kraft (or Krafft) (c. 1460-jan.1509) (atr.), 1495 (c.) Campanha de 1490 (c.) e seguintes. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador […]
Cristo do altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1516 a 1520 (c.), Alemanha.
Cristo do altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira entalhada Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520. Fotografia de Paróquia, 2015. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das igrejas de Nuremberga, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador […]
Cristo do altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Veit Stoss, 1516 a 1520, Alemanha
Cristo do altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Madeira entalhada. Escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520. Por detrás os vitrais da janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), 1460 a 1470. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães […]
Altar-mor da igreja de São Lourenço de Nuremberga, Cristo de Veit Stoss, 1516 a 1520 (c.) e seguintes, Alemanha
Altar-mor ou Altar de Maria da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Cristo do escultor polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1516 a 1520. Por detrás os vitrais da Fester Kaiser Friedrichs III, a janela do imperador Frederico III (1415-1493) e sua mulher D. Leonor de Portugal (1434-1467), com projeto de Michel Wolgemut (1434-1519) e trabalho da sua oficina, 1476 a 1477. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, […]
Abóbada da ousia da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1400 (c.), Alemanha
Abóbada da ousia da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Campanha de 1400 (c.). Em pormenor a celebre Anunciação ou Saudação a Maria do polaco Veit Stoss (c. 1450-1533), 1517-1518. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das suas igrejas, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre […]
Nave da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1400 (c.), Alemanha
Nave da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Campanha de 1400 (c.). Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das suas igrejas, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. Leonor […]
Nave da igreja de São Lourenço de Nuremberga, 1400 (c.), Alemanha
Nave da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Campanha de 1400 (c.). Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo. Nestes anos, como cidade imperial, muitas das principias famílias alemães comparticiparam no recheio das suas igrejas, fazendo-se representar nos magníficos vitrais com as suas armas, como sobre o altar-mor da igreja de São Lourenço, o imperador Frederico III (1415-1493) e a sua mulher D. Leonor […]
Retrato do pintor Michael Wolgemut, óleo e têmpera de Albrecht Dürer, Nuremberga, 1516, Alemanha
Retrato do pintor Michael Wolgemut (1434-30 nov. 1519) Óleo e tempera sobre madeira, 29 × 27 cm. Albrecht Dürer (1471-1528), 1516. Germanisches Nationalmuseum, Nuremberga, Alemanha. O pintor Michael Wolgemut (1434-30 nov. 1519) possuiu uma importante oficina de gravura em Nuremberga onde trabalharam vários artistas, como o filho homónimo, falecido precocemente e, especialmente, Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 mar.1471; 16 abr. 1528), que ali deu os primeiros passos na gravura e na pintura a tempera e a óleo. Este retrato demonstra bem o apreço que Dürer tinha pelo seu velho mestre.
Retrato do pintor Michael Wolgemut, óleo e têmpera de Albrecht Dürer, Nuremberga, 1516, Alemanha
Retrato do pintor Michael Wolgemut (1434-30 nov. 1519) Óleo e tempera sobre madeira, 29 × 27 cm. Albrecht Dürer (1471-1528), 1516. Fotografia de Douglas Blanchard, Counterlights Peculiars, 2016. Germanisches Nationalmuseum, Nuremberga, Alemanha. O pintor Michael Wolgemut (1434-30 nov. 1519) possuiu uma importante oficina de gravura em Nuremberga onde trabalharam vários artistas, como o filho homónimo, falecido precocemente e, especialmente, Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 mar.1471; 16 abr. 1528), que ali deu os primeiros passos na gravura e na pintura a tempera e a óleo. Este retrato demonstra bem o apreço que Dürer tinha pelo seu velho mestre.
Carro do cortejo triunfal de Maximiliano I, aguarela de Albrecht Dürer, 1518, Biblioteca Albertina, Vienna de Áustria
Carro do cortejo triunfal de Maximiliano I Maximiliano I (1459-1519) era filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445). Desenho aguarelado, 45,5 × 250,8 cm. Albrecht Dürer (1471-1528), 1518. Biblioteca Albertina, Vienna de Áustria Existem várias versões do Triunfo do imperador Maximiliano I, como cópias do trabalho de Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529 e, depois, do filho homónimo (1500-1559), de 1540, tal como cópia de autor anónimo de 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França, hoje na Biblioteca Nacional […]
Autorretrato nu de Albrecht Dürer, 1509 (c.), Klassik Stiftung, Weimar, Alemanha
Autorretrato nu. Desenho à pena avivado a têmpera sobre papel, 29 x 15 cm. Albrecht Dürer (1471-1528), 1509 (c.), Weimar, Klassik Stiftung, Alemanha. Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 mar.1471; 16 abr. 1528).
Retrato de Africano da feitoria portuguesa de Antuérpia, Albrecht Dürer, 1508, Biblioteca Albertina, Vienna de Áustria
Retrato de africano. Lápis sobre papel, 31,8 x 21,7 cm. Albrecht Dürer (1471-1528), Antuérpia, 1508. Biblioteca Albertina (Inv. 3122), Vienna de Áustria. Trata-se do escravo africano, companheiro de Catarina, cujo desenho se encontra na Galeria dos Uffizi, em Florença, mas datado de 20 de junho de 1521, escravos do feitor português de Antuérpia Rodrigo Fernandes, ao qual Dürer viria a oferecer o óleo de São Jerónimo, de 1521, hoje no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa (N.º 828). Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 mar.1471; 16 abr. 1528). Pub. in África nas Vésperas do Mundo Moderno, texto de Jill R. Dias, […]
Fachada da igreja de São Lourenço de Nuremberga, reforma de 1400 (c.), Alemanha
Fachada da igreja de São Lourenço de Nuremberga. Campanha de obras de 1400 a 1439 e seguintes. Fachada de 1400 (c.) e seguintes Fotografia de 2015. St. Lorenz kirche, Nurenberg, Alemanha. Igreja foi reformulada a partir de 1250 sobre uma outra muito mais antiga, de 650 e entre 1390 e 1446, levantaram-se as naves e por 1493 a 1496, o seu célebre tabernáculo, obra do escultor e mestre de obras Adam Kraft (or Krafft) (c. 1460-jan.1509), com 18,7 metros de altura e na base qual, inclusivamente, se fez representar em corpo inteiro. Nestes anos, muitas das principias famílias alemães comparticiparam […]
Tabernáculo da igreja de São Martinho de Kortrijk, 1585 (c.), Bélgica
Tabernáculo da igreja de São Martinho de Kortrijk. Tabernaculo Sacramentstoren Bronze e prata repuxada, torneada, cinzelada e sobredourada. Oficina da antiga Flandres, 1585. Fotografia de Paul Hermans, 27 de abril de 2005. Sint-Maartenskerk, Kortrijk, Bélgica. Igreja reformulada entre 1390 e 1446, sobre uma outra muito mais antiga, de 650, veio a levantar o seu célebre tabernáculo em 1585, mas dentro da tradição gótica de quase 100 antes. O tabernáculo ou sacrário é uma estrutura pertencente ao rito católico romano, mas também presente noutras liturgias. O termo provém do latim tabernaculum e é um diminutivo de taberna e que designa uma […]
Cruz Processional de prata de Francisco de Alfaro, 1575, igreja de São João Batista de Marchena, Andaluzia, Espanha
Cruz Processional de prata de Francisco de Alfaro. (c. 1548-1620) Prata repuxada, torneada, cinzelada e sobredourada. 1575. Fotografia de Miguel Angelo Palacio, 15 de junho de 2019 Igreja de São João Batista de Marchena, Andaluzia, Espanha
Tabernáculo ou sacrário de prata de Francisco de Alfaro, 1593-1595, catedral de Sevilha, Espanha
Tabernáculo ou sacrário de Francisco de Alfaro com duas estantes de missal. (c. 1548-1620) Prata repuxada, torneada, cinzelada e sobredourada com 86 kg. 1593-1595. A peanha é posterior e da oficina de Luis de Acosta, 1671. Fotografia da catedral de Sevilha, 2020. Catedral de Sevilha, Espanha. O tabernáculo ou sacrário é uma estrutura pertencente ao rito católico romano, mas também presente noutras liturgias. O termo provém do latim tabernaculum e é um diminutivo de taberna e que designa uma pequena cabana ou tenda, tendo as suas origens na antiga e mítica tenda dos israelitas, onde desde o Êxodo e até […]
Armadura infantil de Carlos V com fraldão, Konrad Seusenhofer, 1512 a 1514, Museu de História de Arte de Viena de Áustria.
Armadura infantil de Carlos V com fraldão. (1500-1558) Ferro polido, prata dourada e couro, 150 x 70 cm. Konrad Seusenhofer, Innsbruck, 1511 a 1512. Armaria (Inv. A 109), Museu de História de Arte de Viena de Áustria. O imperador Maximiliano I (1459-1519) mandou fazer várias armaduras para o futuro Carlos V (1500-1558).
Armadura infantil de Carlos V com fraldão, Konrad Seusenhofer, 1512 a 1514, Museu de História de Arte de Viena de Áustria.
Armadura infantil de Carlos V com fraldão. (1500-1558) Ferro polido, prata dourada e couro, 150 x 70 cm. Konrad Seusenhofer, Innsbruck, 1511 a 1512. Armaria (Inv. A 109), Museu de História de Arte de Viena de Áustria. O imperador Maximiliano I (1459-1519) mandou fazer várias armaduras para o futuro Carlos V (1500-1558).
D. Leonor de Portugal, imperatriz do Sacro Império Romano pelo seu casamento com Frederico III, pormenor da Genealogia do Infante D. Fernando de Portugal, 1530 a 1534 (c.), Portugal
D. Leonor de Portugal, imperatriz do Sacro Império Romano (1434-1467) Imperatriz do Sacro Império Romano após o seu casamento com Frederico III (1415-1493) e a sua sagração em Roma, a 19 de março de 1452, pelo papa Nicolau V (Tommaso Parentucelli, 1397-1447-1455). Pormenor do Tronco dos Reis de Portugal da Genealogia do Infante Dom Fernando de Portugal, iluminura sobre pergaminho, 39 x 26,5 cm. Desenho de António de Holanda (1480-1571) e iluminura de Simão Bening (1483-1561), 1530 a 1534 (c.). British Library, Add. 12531, Londres, Inglaterra, ed. com introdução, notas, direção artística e gráfica de Martim de Albuquerque e João […]
Marco com as armas de Portugal na apresentação de D. Eleonora de Portugal ao futuro marido Frederico III, novembro de 1451, fresco de Pinturicchio, 1502 a 1508, catedral de Siena, Itália
Marco comemorativo da apresentação de D. Eleonora de Portugal ao futuro marido Frederico III pelo bispo de Siena, Ennea Silvo Piccolomini. Ou Recebimento. Siena, 28 de fevereiro de 1452 Pormenor do fresco de Bernardino di Betto, dito Pinturicchio (1454-1531), 1502 a 1508. Biblioteca Piccolomini, catedral de Siena, Itália. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445), casou em 1452 com o imperador Frederico III (1415-1493), sendo mãe do imperador Maximiliano I (1459-1519). Ennea Silvo Piccolomini (1405; 1464) viria a ser papa a 19 ago. 1458, como nome de Pio II e […]
Apresentação de D. Eleonora de Portugal ao futuro marido Frederico III pelo bispo de Siena, Ennea Silvo Piccolomini, futuro papa Pio III, novembro de 1451, fresco de Pinturicchio, 1502 a 1508, catedral de Siena, Itália
Apresentação de D. Eleonora de Portugal ao futuro marido Frederico III pelo bispo de Siena, Ennea Silvo Piccolomini. Ou Recebimento. Siena, 28 de fevereiro de 1452 Fresco de Bernardino di Betto, dito Pinturicchio (1454-1531), 1502 a 1508. Biblioteca Piccolomini, catedral de Siena, Itália. D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445), casou em 1452 com o imperador Frederico III (1415-1493), sendo mãe do imperador Maximiliano I (1459-1519). Ennea Silvo Piccolomini (1405; 1464) viria a ser papa a 19 ago. 1458, como nome de Pio II e com o apoio do […]
Apresentação do imperador Frederico III à infanta D. Leonor pelo bispo Ennea Silvo Piccolomini, fevereiro de 1452, fresco de Pinturicchio, 1502 a 1508, catedral de Siena, Itália
Encontro do imperador Frederico III com a infanta D. Leonor sob os auspícios do cardeal Ennea Silvo Piccolomini, futuro papa Pio II, em Siena. Ou Recebimento. Siena, 28 de fevereiro de 1452 Pormenor de fresco de Bernardino di Betto, dito Pinturicchio (1454-1531), 1502 a 1508. Biblioteca Piccolomini, catedral de Siena, Itália. D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445), casou em 1452 com o imperador Frederico III (1415-1493), sendo mãe do imperador Maximiliano I (1459-1519). Ennea Silvo Piccolomini (1405; 1464) viria a ser papa a 19 ago. 1458, como nome […]
Homem com dromedário, ilustração do Livro de Orações de Maximiliano I da Áustria, Alberto Durer, 1515, Munique, Alemanha
Homem com dromedário Ilustração do Livro de Orações de Maximiliano I, fl. 94. Maximiliano I (1459-1519) Albrecht Dürer (1471-1528), 1515. The Bayerische Staatsbibliothek (BSB: 2 L.impr.membr. 64), Munique, Alemanha. Há seis exemplares conhecidos deste livro de orações, impresso em pergaminho numa edição de apenas dez cópias a pedido do imperador romano Maximiliano I (1459-1519), para cavaleiros da Ordem de São Jorge. A cópia de Munique, que se acredita ter sido a cópia pessoal do imperador, distingue-se pelos desenhos de linhas coloridas nas margens das folhas. Os desenhos são de Albrecht Dürer (1471-1528), nos primeiros dez encontros e de Lucas Cranach, […]
Iluminura de Livro de Orações de Maximiliano I da Áustria com as armas de Portugal, Viena, 1500, Áustria
Iluminura de Livro de Orações de Maximiliano I da Áustria com as armas de Portugal Maximiliano I (1459-1519) era filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Iluminura sobre pergaminho, 25 x 19 cm. Livro de Orações, Mateus 6:9, fl. 3r., Viena, 1500 Österreichische Nationalbibliothek (cod. 2368), Viena de Áustria
Par de cavaleiros com o conde Rei de Armas do Imperador Maximiliano I do Livro dos Torneios do Imperador, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros com o conde Rei de Armas do Imperador Maximiliano I do Livro dos Torneios do Imperador, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 2. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre […]
Cavaleiros em dromedários do Reino da Hungria do Triunfo do Imperador Maximiliano I, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Cavaleiros em dromedários do reino da Hungria do Triunfo do Imperador Maximiliano I Folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), fl. 10 (1459-1519) Filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha (Res. 254), Madrid, Espanha. Existem […]
Cavaleiro com pendão com cartela não pintada do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Cavaleiro com pendão com cartela não pintada do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 17. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado […]
Cavaleiro com pendão com as armas dos Áustria do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Cavaleiro com pendão com as armas dos Áustria do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 17. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 11. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt / gedechtnis […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 9. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 10. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 7. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 5. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 12. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), Biblioteca do Estado de Munique, Alemanha
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano I, Desenho aguarelado, 40 x 26,5 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559), 1540, fl. 3. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Biblioteca do Estado de Munique, The Bayerische Staatsbibliothek (BSB Cod.icon. 403), Munique, Alemanha. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), pois que a versão que pertenceu à coleção Pisani Burnay, de Lisboa, abre com um desenho legendado por Kaiser Maxiliann hochlobt […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), da coleção de José Eduardo Pisani Burnay, Lisboa, Portugal
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Desenho aguarelado, 29 x 18,8 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559) (16 fls.), 1540. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Prov. da coleção dos Príncipes de Liechtenstein, de José Eduardo Pisani Burnay (1924-1998), Lisboa e, depois, de uma coleção privada na Suíça. Leilão Sotheby’s, Old Master Drawings, lote 9, Nova Iorque, 29 jan. 2020, vendido por 462.000 USA dollars. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, […]
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), da coleção de José Eduardo Pisani Burnay, Lisboa, Portugal
Par de cavaleiros do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Desenho aguarelado, 29 x 18,8 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559) (16 fls.), 1540. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Prov. da coleção dos Príncipes de Liechtenstein, de José Eduardo Pisani Burnay (1924-1998), Lisboa e, depois, de uma coleção privada na Suíça. Leilão Sotheby’s, Old Master Drawings, lote 9, Nova Iorque, 29 jan. 2020, vendido por 462.000 USA dollars. Livro que deveria fazer parte dos trabalhos do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, […]
Cavaleiro com pendão do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Hans Burgkmair, o Jovem, 1540 (c.), da coleção de José Eduardo Pisani Burnay, Lisboa, Portugal
Cavaleiro com pendão do Livro dos Torneios do Imperador Maximiliano, Kaiser Maxiliann hochlobt / gedechtnis hat dis Ritter spiel / allamer maler selbs personl…/ getrieb…und geibt; Desenho aguarelado, 29 x 18,8 cm. Folha do Livro de Torneio de Hans Burgkmair, o Jovem (1500-1559) (16 fls.), 1540. Cópias dos trabalhos do pai Hans Burgkmair, o Velho (1473-1531) de 1529. Prov. da coleção dos Príncipes de Liechtenstein, de José Eduardo Pisani Burnay (1924-1998), Lisboa e, depois, de uma coleção privada na Suíça. Leilão Sotheby’s, Old Master Drawings, lote 9, Nova Iorque, 29 jan. 2020, vendido por 462.000 USA dollars. Livro que deveria […]
Cavaleiros com pendões do Triunfo do Imperador Maximiliano, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Cavaleiros com pendões do Triunfo do Imperador Maximiliano Folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), fl. 70 Maximiliano I (1459-1519), filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha (Res. 254), Madrid, Espanha. Existem várias versões do […]
Cavaleiros com o pendão das armas de Portugal e da Áustria do Triunfo do Imperador Maximiliano, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Cavaleiros com o pendão das armas de Portugal e da Áustria do Triunfo do Imperador Maximiliano Folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), fl. 31 Maximiliano I (1459-1519), filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1600 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha […]
Cavaleiros e peões do Triunfo do Imperador Maximiliano, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Cavaleiros e peões do Triunfo do Imperador Maximiliano Folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…), fl. 8 (1459-1519) Filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha (Res. 254), Madrid, Espanha. Existem várias versões do Triunfo do […]
Trombeteiro montado em grifo do Triunfo do Imperador Maximiliano, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Trombeteiro montado em grifo do Triunfo do Imperador Maximiliano Pormenor de folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…) (1459-1519) Filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha (Res. 254), Madrid, Espanha. Existem várias versões do Triunfo […]
Trombeteiro montado em grifo do Triunfo do Imperador Maximiliano, cópia anónima de 1570 (c.), Biblioteca Nacional de Espanha, Madrid, Espanha.
Trombeteiro montado em grifo do Triunfo do Imperador Maximiliano Folha do Triunfo do imperador Maximiliano I, Rei de Hungria, Dalmácia e Croacia, Arquiduque de Áustria (…) (1459-1519) Filho de Frederico III (1415-1493) e de D. Leonor de Portugal (1434-1467), filha do rei D. Duarte (1391-1438) e de D. Leonor de Aragão (1402-1445) Manuscrito aguarelado sobre papel, 44 x 97 cm. Cópia anónima de provável original de Hans Burgkmair (pai) (1473-1531) ou do filho homónimo (1500-1559), por 1570 e proveniente, talvez, das coleções reais de França. Biblioteca Nacional de Espanha (Res. 254), Madrid, Espanha. Existem várias versões do Triunfo do imperador […]
Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 4, P a V e apêndices, Carlos Moreira Azevedo (dir.), Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
Carlos Moreira Azevedo (dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 4, P a V e apêndices, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e não biográfico (…)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(…) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(…). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade […]
Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 3, J a P, Carlos Moreira Azevedo (dir.), Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
Carlos Moreira Azevedo (dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 3, J a P, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e não biográfico (…)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(…) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(…). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade entre investigadores […]
Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 2, C a I, Carlos Moreira Azevedo (dir.), Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
Carlos Moreira Azevedo (dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 2, C a I, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e não biográfico (…)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(…) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(…). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade entre investigadores […]
Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 1, A a C, Carlos Moreira Azevedo (dir.), Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
Carlos Moreira Azevedo (dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 1, A a C, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e não biográfico (…)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(…) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(…). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade entre investigadores […]
História Religiosa de Portugal, vol. 3, Religião e Secularização, direção de Carlos Moreira Azevedo e Manuel Clemente, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal
Carlos Moreira Azevedo e Manuel Clemente (dir.), História Religiosa de Portugal, vol. 3, Religião e Secularização, coordenação de António Matos Ferreira, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O 3º volume da História Religiosa de Portugal, obra em 3 volumes, mas que se articula ainda com um dicionário de mais 4 volumes, estuda a problemática religiosa dos séculos XIX e XX, abordando-a segundo um esquema diferente do usado para as épocas anteriores. Um capítulo lança a problemática relação entre Igreja e sociedade, em autonomias difíceis, para depois serem analisadas as emergentes respostas do catolicismo às sucessivas […]
História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal
Carlos Moreira Azevedo (dir.), História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, coordenação de João Francisco Marques e de António Camões Gouveia, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal. O 2º volume da História Religiosa de Portugal, obra em 3 volumes, mas que se articula ainda com um dicionário de mais 4 volumes, é centrado na época moderna e aborda um período da história de Portugal marcado pelo esbatimento das diferenciações religiosas, de que é exemplo a “conversão forçada” dos judeus. A perspetiva dos Humanismos e Reformas é prolongada até à Revolução Liberal de 1820. […]
História Religiosa de Portugal, vol. 1, Formação e Limites da Cristandade, direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal
Carlos Moreira Azevedo (dir.), História Religiosa de Portugal, vol. 1, Formação e Limites da Cristandade, coordenação de Ana Maria C. M. Jorge e de Ana Maria S. A. Rodrigues, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal. O 1º volume da História Religiosa de Portugal, obra em 3 volumes, mas que se articula ainda com um dicionário de mais 4 volumes, aborda o desafio multissecular das várias consciências religiosas com a cristandade em ascensão, no espaço correspondente ao território português, desde o fundo religioso autóctone e romanizado até ao confronto com o Islão e o diálogo difícil com o Judaísmo. O Portugal […]
História Religiosa de Portugal, rosto do 1º vol., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal
História Religiosa de Portugal, rosto do 1º vol., Formação e limites da Cristandade, direção de Carlos Moreira Azevedo, 3 vols., Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal Os três volumes da História, apresentam os seguintes sub-títulos e coordenadores: I – Formação e limites da Cristandade / Ana Maria C. M. Jorge e de Ana Maria S. A. Rodrigues; II – Humanismos e reformas / João Francisco Marques e de António Camões Gouveia; III – Religião e Secularização / Manuel Clemente e António Matos Ferreira. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, com mais 4 volumes, por “(…) […]
História Religiosa de Portugal e Dicionário de História Religiosa de Portugal, 7 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal
História Religiosa de Portugal e Dicionário de História Religiosa de Portugal, 7 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal Os três volumes da História, apresentam os seguintes sub-títulos e coordenadores: I – Formação e limites da Cristandade / Ana Maria C. M. Jorge e de Ana Maria S. A. Rodrigues; II – Humanismos e reformas / João Francisco Marques e de António Camões Gouveia; III – Religião e Secularização / Manuel Clemente e António Matos Ferreira. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e […]
Dicionário de História Religiosa de Portugal, 4 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal
Dicionário de História Religiosa de Portugal, 4 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal Este Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e não biográfico (…)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(…) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(…). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade entre investigadores das diversas escolas portuguesas (…)”.— […]
História Religiosa de Portugal, 3 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal
História Religiosa de Portugal, 3 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal Obra dividida em três volumes: I- Formação e Limites da Cristandade; II – Humanismos e Reformas; III – Religião e Secularização. “(…) Aqui o objecto de análise não se reduz à religiosidade institucional, mas à dimensão antropológica do sistema de sentido, que transcende os indivíduos. Assim, a religião baseia-se na capacidade da pessoa humana transcender a própria natureza biológica, através da construção de um conjunto articulado de significados objectivos e moralmente vinculativos. São processos sociais e individualizados que conduzem à construção […]
História Religiosa de Portugal e Dicionário de História Religiosa de Portugal, 7 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal
História Religiosa de Portugal e Dicionário de História Religiosa de Portugal, 7 vols., direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa: Círculo de Leitores, 2000 a 2006, Portugal Os três volumes da História, apresentam os seguintes sub-títulos e coordenadores: I – Formação e limites da Cristandade / Ana Maria C. M. Jorge e de Ana Maria S. A. Rodrigues; II – Humanismos e reformas / João Francisco Marques e de António Camões Gouveia; III – Religião e Secularização / Manuel Clemente e António Matos Ferreira. O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(…) opção é um dicionário temático e […]