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Outono, retrato de Méry Laurent, óleo de Edouard Manet, Paris, 1881 e 1882, Museu de Belas Artes de Nancy, França.
Autumn Méry Laurent (), 1881, Edouard Manet. Oil on canvas, 73 x 51 cm. Musée des beaux-arts de Nancy
Rapaz a descascar uma pera, óleo de Edouard Manet, Paris, 1868, Museu Nacional da Suécia, Estocolmo, Suécia.
Rapaz a descascar una pera. Leon Edouard Koëlla-Leenhoff (1852-1927), dado como filho do pintor Filho de Suzanne Leenholf (1829-1906), professora de piano de seus irmãos mais novos Manet, no entanto, nunca oficializou a paternidade do filho e, mesmo casando com Edouard Manet em outubro de 1863, tal também não aconteceu, tendo esperado o casal mais de um ano sobre o falecimento do pai Auguste Manet (1796-1861), também dado como possível pai de Leon. Óleo sobre tela, 85 x 71 cm.; 100 x 86 x 5 cm. (moldura) Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1868, França. Museu Nacional da Suécia (NM 1498), Estocolmo, […]
Impressão, Nascer do Sol, óleo de Claude Monet, Paris, 1874, que deu nome ao movimento inetrnacional Impressionista, França
Impressão, Nascer do Sol. Pleine mer, gros temps Óleo sobre tela, 55,5 x 74 cm. Claude Monet (1840-1926), 1874. . Claude Monet (Paris, 14 nov. 1840-Geneve, 5 dez. 1926) foi um dos pintores franceses dado como o criador da chamada Escola Impressionista, cujo termo surgiu do título do seu quadro Impressão, Nascer do Sol, apresentado numa exposição realizada em 1874, tendo Monet sido foi criticado por retratar a “impressão” de uma cena e não a realidade. Saliente-se, no entanto, que foi obra de toda uma escola e sempre longe, e ainda bem, de encontrar um consenso, mas acabando por ser […]
Primavera, retrato de Jeanne Demarsy, gravura de Edouard Manet, Paris, , Estados Unidos da América.
Primavera. Jeanne (1852-1927), . gravura a água-forte, 85 x 71 cm.; 100 x 86 x 5 cm. (papel suporte) Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1868, França. Entre outros o Art Institut of Chicago, proveniente da Albert H. Wolf Memorial Collection (1935.48) Édouard Manet, (Paris, 23 jan. 1832-Idem, 30 abr. 1883) foi um pintor e artista gráfico francês da segunda metade do século XIX, considerado como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas das suas obras possuam ainda fortes características do realismo. Assim, prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e verdade, […]
Primavera, retrato de Jeanne Demarsy, óleo de Edouard Manet, Paris, 1881, J. Paul Getty Museum, Califórnia, Estados Unidos da América.
Primavera. Retrato da atriz Jeanne Demarsy (nascida Anne Darlaud, 1865–1937), série que o autor pensava dedicar às quatro estações representadas por mulheres com especial recorte na sociedade parisiense, mas que se ficou por esta Primavera de 1881 e pelo Outono, do seguinte ano de 1882. Óleo sobre tela, 85 x 71 cm. Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1881, França. Trabalho de que há gravura a água-forte, 1882, 15,3 x 10,6 cm.; 100 x 25 x 16 cm. (papel suporte), assinada Manet e editada como Jeanne e água forte original pela Gazette des Beaux-Arts de 1902, impressa, por A. Porcabeuf, Paris. J. […]
Jovem reclinada e vestida à espanhola, óleo de Edouard Manet, Paris, 1862 a 1863, Yale University Art Gallery, Estados Unidos da América.
Jovem reclinada e vestida à espanhola. Pintura da fase do deslumbramento da Época de Ouro da pintura espanhola, aqui aos trabalho de Goya (1746-1828), reclinando-se a jovem num recamier estofado. Óleo sobre tela, 94,7 × 113,7 cm. Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1862 a 1863, França. Incrição: To my friend Nadar, o fotografo, caricaturista e novelista Félix Nadar (1820-1910) Bequest of Stephen Carlton Clark, B.A. 1903 Yale University Art Gallery (1961.18.33), Estados Unidos da América Édouard Manet, (Paris, 23 jan. 1832-Idem, 30 abr. 1883) foi um pintor e artista gráfico francês da segunda metade do século XIX, considerado como um dos […]
La Parisenne, esboço do retrato de Ellen Andree, óleo de Edouard Manet, Paris, 1883, Museu Nacional da Suécia.
La Parisenne. Esboço do retrato de Ellen Andree (Hélène Marie André, 1856-1933), atriz e modelo. Óleo sobre tela, 192 x 125 cm. Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1883, França. Gift 1917 by a consortium Museu Nacional da Suécia (NM 2068), Estocolmo, Suécia Édouard Manet, (Paris, 23 jan. 1832-Idem, 30 abr. 1883) foi um pintor e artista gráfico francês da segunda metade do século XIX, considerado como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas das suas obras possuam ainda fortes características do realismo. Assim, prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e […]
La Belle Ferronnière de Leonardo da Vinci, Milão, 1496 (c.), Museu do Louvre , Paris, França.
Cecília Gallerani (?). (1473-1536) La Belle Ferronnière Óleo sobre madeira, 63 x 45 cm. Leonardo da Vinci (1452-1519) (atr.), 1496 (1495 a 1499). Museu do Louvre (Inv 778), Paris, França. Depósito no Louvre Abu Dhabi, Ilha Saadiyat, emirado de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Leonardo da Vinci (1452-1519) executou um similar trabalho em Milão, com 54,8 x 40,3 cm., entre 1483 e 1490, hoje numa coleção particular, nos Estados Unidos da América, devendo tratar-se de Cecília Gallerani (1473-1536), então favorita de Ludovico Sforza, o Mouro (1452-1508). O Louvre Abu Dhabi foi inaugurado a 8 de novembro de 2017 pretendendo ser […]
O arranjo Vénus de Urbino na exposição do Palácio Pitti de 2018, Florença, Itália.
O arranjo Vénus de Urbino na exposição do Palácio Pitti. Óleo sobre madeira, 119 x 165 cm. Tiziano (c. 1490-1576), 1538. Em segundo plano, uma muito jovem mulher remexe o que parece ser uma arca de casamento, perante o olhar atento da mãe ou de uma tutora. Galeria dos Uffizi, Florença Nova Sala Verde do Palácio Pitti de 2019, Itália. Tiziano Vecellio (Pieve de Cadore, cerca de 1490 – Veneza, 1576). Ligado ao atelier dos Bellini, veio a trabalhar nas cortes de Ferrara, Pesaro e de Urbino, onde conheceu o imperador Carlos V (1500-1558), estabelecendo uma profícua produção até à […]
Olímpia, óleo de Edouard Manet, 1863, Musée d’Orsay, Paris, França.
Olímpia. Óleo sobre tela, 130,5 x 190 cm. Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1863. Obra inspirada na chamada Vénus de Urbino de Ticiano (1485 – 1576), de 1538, exposta na Galeria dos Ofícios de Florença ou na congénere dormindo, de Giorgione (Giorge Barbarelli, 1477-1510), mas igualmente nas Majas de Goya (1746-1828), de 1820 para 1823, foi exposta com grande escândalo no Salão oficial de Paris de 1865, sendo altamente criticada como imoral, etc., mas defendida energicamente então por Zola (1840-1902), como a melhor pintura até então feita por Manet. Musée d’Orsay, Paris, França Exposição Manet Degas en miroire, no Musee d’Orsay, […]
Leon Edouard Koëlla-Leenhoff, fotografia de Étienne Carjat, Paris, 1870 (c.), França
Leon Edouard Koëlla-Leenhoff (1852-1927) Indiciado como filho de Edouard Manet (1832-1883) e de Suzanne Leenholf (1829-1906), professora de piano de seus irmãos mais novos Manet, no entanto, nunca foi oficializada a sua paternidade e, mesmo casando Edouard com Suzanne, em outubro de 1863, tal também não aconteceu. Inclusivamente, o casal esperou mais de um ano sobre o falecimento do pai Auguste Manet (1796-1861), também dado como possível pai de Leon, para oficializar a sua situação. Fotografia de Étienne Carjat (1828-1906), 1870 (c.) , Paris, 1868, França. Édouard Manet, (Paris, 23 jan. 1832-Idem, 30 abr. 1883) foi um pintor e artista […]
Rapaz a descascar uma pera, óleo de Edouard Manet, Paris, 1868, Museu Nacional da Suécia, Estocolmo, Suécia.
Rapaz a descascar una pera. Leon Edouard Koëlla-Leenhoff (1852-1927), dado como filho do pintor Filho de Suzanne Leenholf (1829-1906), professora de piano de seus irmãos mais novos Manet, no entanto, nunca oficializou a paternidade do filho e, mesmo casando com Edouard Manet em outubro de 1863, tal também não aconteceu, tendo esperado o casal mais de um ano sobre o falecimento do pai Auguste Manet (1796-1861), também dado como possível pai de Leon. Óleo sobre tela, 85 x 71 cm.; 100 x 86 x 5 cm. (moldura) Edouard Manet (1832-1883), Paris, 1868, França. Museu Nacional da Suécia (NM 1498), Estocolmo, […]
Lola de Valência do MET, gravura de Edouard Manet, 1863, Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Lola de Valência. Dolores Melea, conhecida como Lola de Valência fazia parte do ballet de Mariano Camprubí, do Teatro Real de Madrid, tendo estado em Paris entre 1862 e 1863 para apresentar o seu espetáculo Flor de Sevilha, em sua segunda temporada, no Hipódromo de Paris. Este e outros trabalhos fazem parte de um período de algum deslumbramento do Autor pelas épocas de ouro da pintura espanhola, tendo convidado todo o elenco de baile para se deslocar ao atelier de um pintor belga seu amigo, dado ser bastante maior que o seu, onde decorreram os trabalhos que deram origem a […]
Verso da Armação da tela do Mar encapelado, óleo de Claude Monet, 1880, França.
Verso da armação da tela do Mar encapelado. Pleine mer, gros temps Óleo sobre tela, 55,5 x 74 cm. Claude Monet (1840-1926), 1880. Antiga coleção do atelier do Autor em 1880, em Geneve, de onde passou a uma galeria de Munique e assim sucessivamente. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 197, avaliado acima de 3 202 020 Euros. Claude Monet (Paris, 14 nov. 1840-Geneve, 5 dez. 1926) foi um dos pintores franceses dado como o criador da chamada Escola Impressionista, cujo termo surgiu do título do seu […]
Mar encapelado, óleo de Claude Monet, 1880, França.
Mar encapelado. Pleine mer, gros temps Óleo sobre tela, 55,5 x 74 cm. emoldurado Claude Monet (1840-1926), 1880. Antiga coleção do atelier do Autor em 1880, em Geneve, de onde passou a uma galeria de Munique e assim sucessivamente. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 197, avaliado acima de 3 202 020 Euros. Claude Monet (Paris, 14 nov. 1840-Geneve, 5 dez. 1926) foi um dos pintores franceses dado como o criador da chamada Escola Impressionista, cujo termo surgiu do título do seu quadro Impressão, Nascer do Sol, […]
Mar encapelado, óleo de Claude Monet, 1880, França.
Mar encapelado. Pleine mer, gros temps Óleo sobre tela, 55,5 x 74 cm. Claude Monet (1840-1926), 1880. Antiga coleção do atelier do Autor em 1880, em Geneve, de onde passou a uma galeria de Munique e assim sucessivamente. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 197, avaliado acima de 3 202 020 Euros. Claude Monet (Paris, 14 nov. 1840-Geneve, 5 dez. 1926) foi um dos pintores franceses dado como o criador da chamada Escola Impressionista, cujo termo surgiu do título do seu quadro Impressão, Nascer do Sol, apresentado […]
Lola Valência, óleo de Edouard Manet, Paris, 1862, exposição do Musee d’Orsay, de março de 2023, França.
Lola Valência. Dolores Melea, conhecida como Lola de Valência fazia parte do ballet de Mariano Camprubí, do Teatro Real de Madrid, tendo estado em Paris entre 1862 e 1863 para apresentar o seu espetáculo Flor de Sevilha, em sua segunda temporada no Hipódromo de Paris. Este e outros trabalhos fazem parte de um período de algum deslumbramento pelas épocas de ouro da pintura espanhola, tendo o Autor convidado todo o elenco de baile para se deslocar ao atelier de um pintor belga seu amigo, dado ser bastante maior que o seu, onde decorreram os trabalhos. Óleo sobre tela, 123 x […]
Rapaz das cerejas de Edouard Manet, 1858 a 1859, do Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, em Paris, no Musee d’Orsay, março de 2023, França.
Rapaz das cerejas. Óleo sobre tela, 55 x 62 cm. Edouard Manet (1832-1883), 1858 a 1859. O retrato esconde por detrás da alegria irreverente do modelo a trágica sorte do seu destino. Alexandre, que trabalhou para Manet lavando pincéis e ocasionalmente posando para ele, acabou por se suicidar com apenas quinze anos, no ateliê do pintor, na rue Lavoisier. Charles Baudelaire (1821-1867) encontrou neste episódio inspiração para um conto dedicado a Manet, La Corde, inicialmente publicado em Le Figaro, a 7 de fevereiro de 1864, e posteriormente editado na compilação Le Spleen de Paris. Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa. Exposição Manet Degas en miroire, […]
Rapaz das bolas de sabão de Edouard Manet, 1867 (c.), do Museu Gulbenkian, Lisboa, em Paris, no Musee d’Orsay, março de 2023, França.
Rapaz das bolas de sabão no Musee d’Orsay. Leon Edouard Koëlla-Leenhoff (1852-1927), dado como filho do pintor Filho de Suzanne Leenholf (1829-1906), professora de piano de seus irmãos mais novos Manet, no entanto, nunca oficializou a paternidade do filho e, mesmo casando com Edouard Manet em outubro de 1863, tal também não aconteceu, tendo esperado o casal mais de um ano sobre o falecimento do pai Auguste Manet (1796-1861), também dado como possível pai de Leon. Óleo sobre tela, 101 x 81 cm. Edouard Manet (1832-1883), 1867 (c.), França. Trabalho de que há gravura a ponta seca, 25,4 x 21,1 […]
Verso do retrato de Frederica Maria Beer, desenho aguarelado de Egon Schiele, 1914, Berna, Suíça
Verso do retrato de Frederica Maria Beer com vestido listrado e braços levantados Friederike Beer in gestreiftem Kleid mit erhobenen Armen – Friederike Beer in Striped Dress with Raised Arms Desenho aguarelado sobre papel, 48,3 x 32,2 cm. Egon Schiele (1890-1918), 1914 Antiga coleção da galeria, depois de Peter Lauri e, entretanto, recuperada pela mesma galeria. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 20, avaliado acima de 1.2283.628 Euros. Egon Leo Adolf Ludwig Schiele (Tulln an der Donau, Áustria, 12 out. 1890-Viena, 31 out. 1918) foi […]
Retrato de Frederica Maria Beer, desenho aguarelado de Egon Schiele, 1914, Berna, Suíça
Retrato de Frederica Maria Beer com vestido listrado e braços levantados Friederike Beer in gestreiftem Kleid mit erhobenen Armen – Friederike Beer in Striped Dress with Raised Arms Desenho aguarelado sobre papel, 48,3 x 32,2 cm. Egon Schiele (1890-1918), 1914 Antiga coleção da galeria, depois de Peter Lauri e, entretanto, recuperada pela mesma galeria. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 20, avaliado acima de 1.2283.628 Euros. Egon Leo Adolf Ludwig Schiele (Tulln an der Donau, Áustria, 12 out. 1890-Viena, 31 out. 1918) foi um pintor […]
Retrato de Frederica Maria Beer com vestido listrado e braços levantados, desenho aguarelado de Egon Schiele, 1914, Berna, Suíça
Retrato de Frederica Maria Beer com vestido listrado e braços levantados Friederike Beer in gestreiftem Kleid mit erhobenen Armen – Friederike Beer in Striped Dress with Raised Arms Desenho aguarelado sobre papel, 48,3 x 32,2 cm. Egon Schiele (1890-1918), 1914 Antiga coleção da galeria, depois de Peter Lauri e, entretanto, recuperada pela mesma galeria. Leilão da Galeria Kornfeld, Berna, Suíça, 12 e 13 de setembro de 2024, Modern Art, Post War & Old Masters, lote 20, avaliado acima de 1.2283.628 Euros. Egon Leo Adolf Ludwig Schiele (Tulln an der Donau, Áustria, 12 out. 1890-Viena, 31 out. 1918) foi um pintor […]
O Pintor e o Modelo, desenho de Egon Schiele, 1910, Viena, Áustria
O Pintor e o Modelo S 10 Desenho a tinta sobre papel, 44,6 x 31,5 cm. Egon Schiele (1890-1918), 1910 Não identificado, Viena, Áustria. Egon Leo Adolf Ludwig Schiele (Tulln an der Donau, Áustria, 12 out. 1890-Viena, 31 out. 1918) foi um pintor austríaco, reconhecido como um dos principais representantes do expressionismo, com obras intensamente emocionais e provocativas que frequentemente exploram temas como a sexualidade, a morte e a identidade. Teve dificuldades na infância causadas pela pressão familiar na escolha de um futuro caminho profissional, o que o levou a um franco insucesso escolar. A situação só se alterou com […]
Visões de Gran Canária, o turismo internacional, óleo de Néstor de La Torre, 1928 a 1934, ilhas Canárias.
Visões de Gran Canária, óleo de Néstor de La Torre, 1928 a 1934, ilhas Canárias.
Visiones de Gran Canaria. Óleo sobre tela, 81 x 81 cm. Néstor de La Torre (1887-1938), 1928 a 1934. Museo de Néstor, Santa Catalina, Las Plamas, Gran Canaria. Néstor Martín Fernandez de La Torre (Las Palmas, 7 fev. 1887 – idem, 6 fev. 1938). De uma família de artistas, seu tio homónimo era cantor em Madrid e o seu irmão Miguel Martín Fernandez de La Torre (1894-1980), seria arquiteto e o seu grande apoiante, ainda havendo mais dois irmãos pintores. Em 1901 já se encontra em Madrid, como discípulo de Rafael Hidalgo de Caviedes (1864-1950), desenhando no Prado e no […]
Visões de Gran Canária, esboço a óleo de Néstor de La Torre, 1928 a 1934, ilhas Canárias.
Visiones de Gran Canaria. Esboço a óleo sobre tela. Néstor de La Torre (1887-1938), 1928 a 1934. Museo de Néstor, Santa Catalina, Las Plamas, Gran Canaria. Néstor Martín Fernandez de La Torre (Las Palmas, 7 fev. 1887 – idem, 6 fev. 1938). De uma família de artistas, seu tio homónimo era cantor em Madrid e o seu irmão Miguel Martín Fernandez de La Torre (1894-1980), seria arquiteto e o seu grande apoiante, ainda havendo mais dois irmãos pintores. Em 1901 já se encontra em Madrid, como discípulo de Rafael Hidalgo de Caviedes (1864-1950), desenhando no Prado e no atelier do […]
Visões de Gran Canária, óleo de Néstor de La Torre, 1928 a 1934, ilhas Canárias.
Visiones de Gran Canaria. Óleo sobre tela, 81 x 81 cm. Néstor de La Torre (1887-1938), 1928 a 1934. Fotografia de Rafael Gomez, novembro de 2019, Museo de Néstor, Santa Catalina, Las Plamas, Gran Canaria. Néstor Martín Fernandez de La Torre (Las Palmas, 7 fev. 1887 – idem, 6 fev. 1938). De uma família de artistas, seu tio homónimo era cantor em Madrid e o seu irmão Miguel Martín Fernandez de La Torre (1894-1980), seria arquiteto e o seu grande apoiante, ainda havendo mais dois irmãos pintores. Em 1901 já se encontra em Madrid, como discípulo de Rafael Hidalgo de […]
Visões de Gran Canaria, óleo Néstor de La Torre, 1928 a 1934, Las Plamas, Gran Canaria.
Visiones de Gran Canaria. Óleo sobre tela, 72 x 72 cm. Néstor de La Torre (1887-1938), 1928 a 1934. Museo de Néstor, pub. In El Museo de Néstor, Viceconsejeria de Cultura y Desportes del Gobierno de Canarias e Ilmo. Cabildo Insular de Gran Canaria, 1988, n.º 95, p. 113. Santa Catalina, Las Plamas, Gran Canaria. Néstor Martín Fernandez de La Torre (Las Palmas, 7 fev. 1887 – idem, 6 fev. 1938). De uma família de artistas, seu tio homónimo era cantor em Madrid e o seu irmão Miguel Martín Fernandez de La Torre (1894-1980), seria arquiteto e o seu grande […]
Sátiro do Vale das Hespérides com maçã, Néstor de La Torre (?), Paris (?), 1930 (c.), coleção particular.
Sátiro del Valle Hespéris com maçã. Pormenor de aguarela e guache sobre papel. Reprodução de trabalho de Néstor de La Torre (1889-1938), Paris (?), 1930 (c.) A primeira versão desta série de trabalhos foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro […]
Sátiro do Vale das Hespérides, reprodução de Néstor de La Torre, Paris (?), 1930 (c.), coleção particular.
Sátiro del Valle Hespéris. Pormenor de aguarela e guache sobre papel. Reprodução de trabalho de Néstor de La Torre (1889-1938), Paris (?), 1930 (c.) A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), […]
Sátiro do Vale das Hespérides, técnica mista de Néstor de La Torre, Paris, 1930, coleção particular.
Sátiro del Valle Hespéris. Pormenor de aguarela e guache sobre papel, 75 x 54 cm. Néstor de La Torre (1889-1938), Paris, 1930. A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode […]
Sátiro do Vale das Hespérides, técnica mista de Néstor de La Torre, Paris, 1930, coleção particular.
Sátiro del Valle Hespéris. Aguarela e guache sobre papel, 75 x 54 cm. Néstor de La Torre (1889-1938), Paris, 1930. A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido […]
Sátiro do Vale das Hespérides, técnica mista de Néstor de La Torre, Paris, 1922 a 1924, Fundação César Manrique, Lanzarote, ilhas Canárias.
Sátiro del Valle Hespéris. Aguarela e guache sobre papel, 75 x 54 cm. Néstor de La Torre (1889-1938), Paris, 1922 a 1924. A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode […]
Sátiro del Valle Hespérides, aguarela e guache de Néstor de La Torre, Paris, 1930, Museu Néstor da Gran Canaria.
Sátiro del Valle Hespérides. Aguarela e guache sobre papel, 75 x 54 cm. Néstor de La Torre (1889-1938), Paris, 1930. A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido […]
Sátiro del Valle Hespérides, aguarela e guache de Néstor de La Torre, Paris, 1930, Museu Néstor da Gran Canaria.
Sátiro del Valle Hespérides. Aguarela e guache sobre papel, 75 x 54 cm. Néstor de La Torre (1889-1938), Paris, 1930. A primeira versão deste trabalho foi o desenho exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, aparecendo na capa com o título: Sátiro del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor ( La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha). O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido […]
Sátiro do Vale das Hespérides, litografia de desenho de Néstor de La Torre, Barcelona, 1913 (c.) e Madrid, 1915, Espanha
Sátiro del Valle de Hespérides. Litografia de desenho Néstor de La Torre (1887-1938) Revista Ilustrada, La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha Desenho que foi exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na aparecendo na capa com o título: Sátiroriginal ou um esbocetoo del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor. O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido Néstor em Barcelona, onde ambos estudaram, apareceu no leilão P […]
Sátiro do Vale das Hespérides, litografia de desenho de Néstor de La Torre, Barcelona, 1913 (c.) e Madrid, 1915, Espanha
Sátiro del Valle de Hespérides. Litografia de desenho Néstor de La Torre (1887-1938) Revista Ilustrada, La Esfera, Año II. Nº 57. Madrid, 1915. Ed. Prensa Gráfica, S.A., Espanha Desenho que foi exposto na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na aparecendo na capa com o título: Sátiroriginal ou um esbocetoo del Valle de Hespérides, dibujo de Néstor. O original ou um esboço deste trabalho, proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido Néstor em Barcelona, onde ambos estudaram, apareceu no leilão P […]
Sátiro do Vale das Hespérides, pastel de Néstor de La Torre, Barcelona, 1913 (c.), Espanha
Sátiro del Valle de Hespérides. Desenho a carvão e pastel sobre papel mate, 53 x 35 cm. Néstor de La Torre (1887-1938), 1913 (c.) Proveniente da coleção do engenheiro Rafael López Egoñez (1883-1951), que pode ter conhecido Néstor em Barcelona, onde ambos estudaram. Leilão P Segre, Madrid, 7 de fevereiro de 2023, lote 374, tendo valido 11.000 € Peça que pode ser a original ou um esboceto da que foi exposta na Sala Parés (Barcelona, 1913) e, depois, na Casa Lissárraga (Madrid, 1914) e que, com a popularidade alcançada, foi reproduzida na Revista Ilustrada, La Esfera (Año II. Nº 57. […]
Meio Dia, esboço para óleo de Néstor de La Torre, 1934 a 1938, Museo de Néstor, Las Palmas de Gran Canaria
Pueblo Canario, desenho aguarelado de Néstor de La Torre, 1937 (c.), Las Plamas, Gran Canaria.
Pueblo Canario. Desenho aguarelado sobre cartolina. Néstor de La Torre (1887-1938), 1937 (c.) Grupo de trabalhos que previam já encontrar um modelo para o futuro museu do Autor e de que ficaram várias versões, inclusivamente, sob o título de Visões das Canárias ou Visiones de Canarias. Museo de Néstor. Santa Catalina, Las Plamas, Gran Canaria. Néstor Martín Fernandez de La Torre (Las Palmas, 7 fev. 1887 – idem, 6 fev. 1938). De uma família de artistas, seu tio homónimo era cantor em Madrid e o seu irmão Miguel Martín Fernandez de La Torre (1894-1980), seria arquiteto e o seu grande […]
Máscaras de Mapiko do quarto de dormir, setembro de 2024, casa da Amadora, Portugal.
Máscaras de Mapiko do quarto de dormir. Coleção dos anos 50 e 60. Fotografia de 2 de setembro de 2024. Coleção Rui e Joana Carita, casa da Amadora, Portugal.
Estante do escritório com arte negra africana, setembro de 2024, casa da Amadora, Portugal.
Estante do escritório com arte negra africana. Coleção das Bayakas ou Yakas de 1960. Fotografia de 2 de setembro de 2024. Coleção Rui e Joana Carita, casa da Amadora, Portugal.
Estante do escritório com arte negra africana, setembro de 2024, casa da Amadora, Portugal.
Estante do escritório com arte negra africana. Coleção das Bayakas ou Yakas de 1960. Fotografia de 2 de setembro de 2024. Coleção Rui e Joana Carita, casa da Amadora, Portugal.
À Paris, Rue Jacob, Le Dîner des Collectionneurs de Têtes, Tony Saulnier, 1966, Paris, França
À Paris, Rue Jacob, Le Dîner des Collectionneurs de Têtes, Fotografia de Tony Saulnier (1926-1968), manipulada com colagens, 1966, publicada in L’Art Nègre, Univers/Paris Match, França.
À Paris, Rue Jacob, Le Dîner des Collectionneurs de Têtes, Tony Saulnier, 1966, Paris, França
À Paris, Rue Jacob, Le Dîner des Collectionneurs de Têtes, Fotografia de Tony Saulnier (1926-1968), 1966, publicada in L’Art Nègre, Univers/Paris Match, França.
Pintura de Júlio Pomar, 1973, lounge do aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Maia, Porto, Portugal.
Pintura. Óleo e técnica mista sobre tela, . Júlio Pomar (1926-2018), 1973. Fotografia de 31 de agosto de 2024. Sala do lounge do aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Maia, Porto, Portugal O pintor Júlio Artur da Silva Pomar Manuel (Lisboa, 10 jan. 1926; idem, 24 maio de 2018) iniciou a sua formação nas Escolas de Belas-Artes de Lisboa e do Porto e partiu depois para Paris. Viria a fazer a sua primeira exposição na cidade do Porto e apareceria grandemente influenciado pelos pintores neo-realistas e pelos muralistas mexicanos, como Orozco (188-1949) e Diego Rivera (1886-1957). Tal como eles, politicamente empenhado, […]
Fachada da Capela do Senhor da Boa Nova ou do Senhor Jesus da Boa Nova, 1782 e azulejos de 1880 (c.), Massarelos, Porto, Portugal.
Fachada da Capela do Senhor da Boa Nova ou do Senhor Jesus da Boa Nova. Azulejos com os símbolos da Paixão de fábrica de Massarelos ou de Vila Nova de Gaia, 1880 (c.) Na ilha da Madeira existem azulejos muito semelhantes encomendados em 1884 pelo padre Francisco José Rodrigues de Almada, vigário do Monte, aqui encomendados e colocados quer nessa igreja matriz, quer na então capela do Livramento dependente daquela paróquia Fotografia de 31 de agosto de 2024. Rua de D. Manuel II, Massarelos, Porto, Portugal No Largo da Torre da Marca, existia um padrão ou cruzeiro com a imagem […]
Primavera, 1860 (c.), jardins do antigo Palácio de Cristal, Massarelos, Porto, Portugal
Primavera Liga de chumbo patinada, 1860 (c.) Jardins do antigo Palácio de Cristal Fotografia de 31 de agosto de 2024. Massarelos, Porto, Portugal Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émile David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque […]
Fonte monumental, 1860 (c.), jardins do antigo Palácio de Cristal, Massarelos, Porto, Portugal
Fonte monumental Liga de chumbo patinada, 1860 (c.) Jardins do antigo Palácio de Cristal Fotografia de 31 de agosto de 2024. Massarelos, Porto, Portugal Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émile David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o […]
Outono, 1860 (c.), jardins do antigo Palácio de Cristal, Massarelos, Porto, Portugal
Outono Liga de chumbo patinada, 1860 (c.) Jardins do antigo Palácio de Cristal Fotografia de 31 de agosto de 2024. Massarelos, Porto, Portugal Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émile David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque […]
Outono, 1860 (c.), jardins do antigo Palácio de Cristal, Massarelos, Porto, Portugal
Outono Liga de chumbo patinada, 1860 (c.) Jardins do antigo Palácio de Cristal Fotografia de 31 de agosto de 2024. Massarelos, Porto, Portugal Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émile David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque […]
Museu Nacional Soares dos Reis, Palácio dos Carrancas, 1795, Porto, Portugal.
Museu Nacional Soares dos Reis. (1847-1889) Palácio dos Carrancas, 1795, de Manuel Mendes de Morais e Castro (um dos Carrancas), depois propriedade da Misericórdia do Porto, que o vendeu ao Estado, em 1940. Inaugurado como Museu Soares dos Reis, em 1942 Remodelação do arquiteto Fernando Távora (1923-2005), de 1992 a 2001. Fotografia de 31 de agosto de 2024. Porto, Portugal
Composição na estação do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro do metropolitano do Porto, agosto de 2024, Maia, Porto, Portugal.
Composição na estação do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro do metropolitano do Porto. Abertura a 27 de maio de 2006. Fotografia de 31 de agosto de 2024. Maia, Porto, Portugal.
Estação do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro do metropolitano do Porto, maio de 2006, Maia, Porto, Portugal.
Estação do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro do metropolitano do Porto. Abertura a 27 de maio de 2006. Fotografia de 31 de agosto de 2024. Maia, Porto, Portugal.
Cartaz dos 400 Anos da Fundação de São Paulo, 1554-1954, São Paulo SP, Brasil
Cartaz dos 400 Anos da Fundação de São Paulo, 1554-1954. O governador D. Duarte da Costa (1505-1560), governador-geral do Brasil de 1553 a 1558, um índio Guaianá, em princípio, dos habitantes daquela área e o padre Manuel de Paiva (1508-1584) ou José Anchieta (1534-1597), depois mais conhecido que o efetivo fundados do inicial colégio de São Paulo. Coleção particular, Brasil A fundação é dada como a 25 de janeiro de 1554, data da primeira missa celebrada na aldeia de Piratininga, em homenagem a São Paulo, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, por ordem de Manuel da Nóbrega (1517-1570) e à […]
M. O. P., Madeira Costumes, leiteiro, bilhete-postal animado, Manuel de Olim Perestrelo, 1900 (c.), Funchal, ilha da Madeira.
M. O. P., Madeira Costumes. Leiteiro, figura sempre presente nos costumes dos séculos XIX para XX. O homem traja calças de seriguilha castanha, camisa branca e barrete de orelhas em lã de ovelha, apresentando-se descalço o que já não era muito comum nos bilhetes-postais. Bilhete-postal animado M.O.P. (Manuel de Olim Perestrelo, 1854-1929), 1900 (c.), coleção privada.
Parque de Delfim Guimarães, placa toponímica de azulejos da Fábrica de Santana, 1958, Amadora, Portugal
Parque de Delfim Guimarães Placa toponímica em painel de azulejos ao gosto português do Estado Novo Fábrica de Santana, St. Anna, VSV, 1958. Fotografia de 27 de agosto de 2024. Câmara Municipal de Oeiras. Amadora, Portugal Delfim de Brito Monteiro Guimarães (Porto, 4 ago. 1872-Amadora, 6 jul. 1933). Poeta, ensaísta, tradutor e empresário, veio a fundar, entre outras, a editor Guimarães, Libânio e Co., depois somente Guimarães Editora.
Aquário da casa da Amadora, 25 de agosto de 2024, Portugal
Aquário da casa da Amadora. Fotografia de 25 de agosto de 2024. Escritório da casa da Amadora, Portugal.
Aquário da casa da Amadora, 25 de agosto de 2024, Portugal
Aquário da casa da Amadora. Fotografia de 25 de agosto de 2024. Escritório da casa da Amadora, Portugal.
Pintura de Manuel Baptista, 1973, aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Maia, Porto, Portugal.
Pintura. Óleo e técnica mista sobre tela, . Manuel Baptista (1936-2023), 1973. Fotografia de 31 de agosto de 2024. Sala do lounge do aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Maia, Porto, Portugal Joaquim Manuel Guerreiro Baptista (Faro, 1936-2023). Pintor abstrato geometrizante, também se dedicou à tapeçaria e à gravura, ficando conhecido, entre outros aspetos e obras, pelos seus leques da década de 80. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris, de 1962 a 1963, e do I.A.C em Ravena, em 1968. Dividindo depois o seu tempo entre Lisboa e Faro, desenvolveu naquela cidade algarvia “uma importante missão artística e pedagógica quando […]
Paula Rego a trabalhar nas Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940 com Lila Nunes como modelo, Londres, 1995, Inglaterra.
Paula Rego a trabalhar nas Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940. Dancing Ostriches com Lila Nunes como modelo Arquivo Paula Rego (1938-2022), 1995, copiada para o catálogo do leilão da Christie’s de Londres, de 13 out. 2023. As duas principais peças desta série passaram à antiga colecção Saatchi, como foi apresentadas no Centro Cultural de Belém, em 1997, passou depois como um par, com outro de 160 x 120 cm., à coleção da Marlborough Fine Art., tendo ido a leilão na e atingindo £3,065,000, ou seja, então, 3,5 milhões de euros, o mais alto valor atingido por […]
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra.
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940. Dancing Ostriches painel da direita Pastel de óleo sobre papel montado em alumínio, 162 x 155 cm. Paula Rego (1938-2022), 1995. Antiga colecção Saatchi, como foi apresentado no Centro Cultural de Belém, em 1997, passou depois como um par, com outro de 160 x 120 cm., à coleção da Marlborough Fine Art., tendo ido a leilão na Christie’s de Londres, a 13 out. 2023 e atingindo £3,065,000, ou seja, então, 3,5 milhões de euros, o mais alto valor atingido por uma obra da Autora e o mais alto valor também para […]
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra.
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940. Dancing Ostriches painel da esquerda Pastel de óleo sobre papel montado em alumínio, 160 x 120 cm. Paula Rego (1938-2022), 1995. Antiga colecção Saatchi, como foi apresentado no Centro Cultural de Belém, em 1997, passou depois como um par, com outro de 162 x 155 cm., à coleção da Marlborough Fine Art., tendo ido a leilão na Christie’s de Londres, a 13 out. 2023 e atingindo £3,065,000, ou seja, então, 3,5 milhões de euros, o mais alto valor atingido por uma obra da Autora e o mais alto valor também para […]
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra.
Avestruzes Dançarinas da Fantasia de Walt Disney de 1940. Dancing Ostriches Pastel de óleo sobre papel montado em alumínio, 160 x 120 cm. e 162 x 155 cm. Paula Rego (1938-2022), 1995. Antiga colecção Saatchi, como foram apresentadas no Centro Cultural de Belém, em 1997, passaram como um par e à coleção da Marlborough Fine Art., tendo ido a leilão na Christie’s de Londres, a 13 out. 2023 e atingindo £3,065,000, ou seja, então, 3,5 milhões de euros, o mais alto valor atingido por uma obra da Autora e o mais alto valor também para uma obra de autor de […]
Jorge Sampaio e Paula Rego na apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas, março de 2006 palácio de Belém, Lisboa, Portugal.
Jorge Sampaio e Paula Rego. (18 set. 1939-10 set. 2021) (1935-2022) Apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas. Fotografia de Tiago de Sousa Dias, março de 2006. Exemplares executados em setembro anterior e que a Autora ofereceu à Presidência. Em dezembro ainda executaria outra versão, que ofereceria ao Presidente e, ao logo destes dois períodos, teria executado outras versões e estudos, que ofereceu a outras pessoas, como foi o caso do diretor do Museu da Presidência. Residência Oficial do Presidente da República. Belém, Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou […]
Jorge Sampaio e Paula Rego na apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas, março de 2006 palácio de Belém, Lisboa, Portugal.
Jorge Sampaio e Paula Rego. (18 set. 1939-10 set. 2021) (1935-2022) Apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas, março de 2006. Exemplares executados em setembro anterior e que a Autora ofereceu à Presidência. Em dezembro ainda executaria outra versão, que ofereceria ao Presidente e, ao logo destes dois períodos, teria executado outras versões e estudos, que ofereceu a outras pessoas, como foi o caso do diretor do Museu da Presidência. Residência Oficial do Presidente da República. Belém, Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e […]
Jorge Sampaio e Paula Rego na apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas, março de 2006 palácio de Belém, Lisboa, Portugal.
Jorge Sampaio e Paula Rego. (18 set. 1939-10 set. 2021) (1935-2022) Apresentação do Retrato Oficial do Presidente da República, Sala das Bicas, março de 2006. Exemplares executados em setembro anterior e que a Autora ofereceu à Presidência. Em dezembro ainda executaria outra versão, que ofereceria ao Presidente e, ao logo destes dois períodos, teria executado outras versões e estudos, que ofereceu a outras pessoas, como foi o caso do diretor do Museu da Presidência. Residência Oficial do Presidente da República. Belém, Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e […]
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, pastel de óleo de Paula Rego, dezembro de 2005, Palácio de Belém, Lisboa, Portugal.
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio Com a Pintora em segundo plano, a pintar. (18 set. 1939-10 set. 2021) Pastel de óleo sobre tela. Paula Rego (1935-2022), Palácio de Belém, dezembro de 2005. A Autora produziu, oficialmente, 3 versões, 2 das quais ofereceu ao Museu da Presidência, executadas neste mês de setembro e, outra, em dezembro, ao então Presidente da República. Entretanto teria executado outras versões, mais pequenas, que ofereceu a várias pessoas, uma das quais ao então diretor do Museu da Presidência. Coleção dos herdeiros de Jorge Sampaio, Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 […]
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, pastel de óleo de Paula Rego, setembro de 2005, Palácio de Belém, Lisboa, Portugal.
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. (18 set. 1939-10 set. 2021) Pastel de óleo sobre tela. Paula Rego (1935-2022), setembro de 2005. A Autora produziu, oficialmente, 3 versões, 2 das quais ofereceu ao Museu da Presidência, executadas neste mês de setembro e, outra, em dezembro, ao então Presidente da República. Entretanto teria executado outras versões, mais pequenas, que ofereceu a várias pessoas, uma das quais ao então diretor do Museu da Presidência. Museu da Presidência da República, Palácio de Belém. Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e […]
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, Paula Rego, setembro de 2005, Belém, Lisboa, Portugal
O presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. (18 set. 1939-10 set. 2021) Pastel de óleo sobre tela. Paula Rego (1935-2022), setembro de 2005. A Autora produziu, oficialmente, 3 versões, 2 das quais ofereceu ao Museu da Presidência, executadas neste mês de setembro e, outra, em dezembro, ao então Presidente da República. Entretanto teria executado outras versões, mais pequenas, que ofereceu a várias pessoas, uma das quais ao então diretor do Museu da Presidência. Museu da Presidência da República, Palácio de Belém. Lisboa, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e […]
A Dança da série A Filha do Polícia, acrílico de Paula Rego, 1988, Londres, Inglaterra.
A Dança. Série A Filha do Polícia. Acrílico sobre papel e tela, 213,4 x 152,4 cm. Paula Rego (1935-2022), 1988. Coleção privada, pub catálogo comissariado por Lewis Biggs e Fiona Bradley, Centro Cultural de Belém, 1997 e exposta também no musée de l’Orangerie, Les contes cruels de Paula Rego, 17 out. 2018 a 14 jan. 2019, imagem de Bridgeman Images. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine […]
Obediente ou Obedient, série Branca de Neve, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra
Obediente ou Obedient. Série Branca de Neve ou Snow White, Pastel sobre papel montado em alumínio, 165 x 140 cm. Paula Rego (1935-2022), 1995. Coleção da Autora, Londres, Inglaterra. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, expôs no ICA (Institute of Contemporary Art), também em Londres e realizou a […]
Homem-almofada, pastel de óleo de Paula Rego, 2004, Londres, Inglaterra.
Homem-almofada. Técnica mista e pastel de óleo sobre papel montado em alumínio. Paula Rego (1935-2022), 2004. Obra exposta no musée de l’Orangerie, Les contes cruels de Paula Rego, 17 out. 2018 a 14 jan. 2019 Coleção da Autora, Londres, Inglaterra Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, expôs no […]
Branca de Neve e a Madrasta com Paula Rego no Centro Cultural de Belém, 2009, Lisboa, Portugal
Branca de Neve e a Madrasta com Paula Rego. Snow White and her Stepmother, Pastel sobre papel montado em alumínio, 178 x 150 cm. Paula Rego (1935-2022), 1995 e Centro Cultural de Belém, 2009. Lisboa, Portugal. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, expôs no ICA (Institute of Contemporary […]
Branca de Neve e a Madrasta, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra.
Branca de Neve e a Madrasta. Snow White and her Stepmother, Pastel sobre papel montado em alumínio, 178 x 150 cm. Paula Rego (1935-2022), 1995. Colecção Saatchi, Londres, Inglaterra. Catálogo comissariado por Lewis Biggs e Fiona Bradley. Centro Cultural de Belém, 1997. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, […]
A primeira missa no Brasil, acrílico de Paula Rego, 1993, Londres, Inglaterra
A primeira missa no Brasil, Acrílico sobre tela, 130 x 180 cm. Paula Rego (1935-2022), 1993. Capa da revista Oceanos, n.º 18, Tordesilhas, a Partilha do Mundo, da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, junho de 1994. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, expôs no […]
Santa Maria Madalena, desenho preparatório para o Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990, National Gallery, Londres, Inglaterra
Santa Maria Madalena Desenho preparatório para o Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 Imagem da Ostrich Arts Ltd y Victoria Miro, Londres, para a exposição da Gallery National de 2023 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu […]
A Autora pintando, desenho preparatório para o Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990, National Gallery, Londres, Inglaterra
A Autora pintando Desenho preparatório para o Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 Imagem da Ostrich Arts Ltd y Victoria Miro, Londres, para a exposição da Gallery National de 2023 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu […]
Pormenor do Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra.
Pormenor do Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. (total) Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. […]
Pormenor do Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra.
Pormenor do Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. (total) Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. […]
Pormenor do Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra.
Pormenor do Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. (total) Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. […]
Pormenor do Jardim de Crivelli de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra.
Pormenor do Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. (total) Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. […]
Jardim de Crivelli, acrílico de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra
Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. Em sua memória, […]
Jardim de Crivelli, acrílico de Paula Rego, 1990 a 1991, National Gallery, Londres, Inglaterra
Jardim de Crivelli (Crivelli Garden), Acrílico sobre tela, 190 x 944,6 x 2 cm. Paula Rego (1935-2022), 1990 a 1991 O trabalho partiu da predela de Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), do retábulo de La Madonna della Rondine, dado este pintor renascentista, de certa influência bizantina, ter gozado de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. Em sua memória, […]
Paula Rego na National Gallery, execução do Jardim de Crivelli, 1991, Londres, Inglaterra.
Paula Rego na National Gallery. (1935-2022) Execução do Jardim de Crivelli, 1991. Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), pintor renascentista mas de certa influência bizantina, gozou de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. Em sua memória, a Gallery dedicou-lhe uma exposição Paula Rego: Crivelli’s Garden, entre 20 jul. a 29 out. 2023. Colecção da National Gallery, 1990, Londres, Inglaterra. […]
Paula Rego na National Gallery, execução do Jardim de Crivelli, 1991, Londres, Inglaterra.
Paula Rego na National Gallery. (1935-2022) Execução do Jardim de Crivelli, 1991. Carlo Crivelli (Veneza, 1435-Ascoli Piceno, c. 1490), pintor renascentista mas de certa influência bizantina, gozou de certa fama nos finais do século XIX junto dos Pre-Rafaelistas ingleses, o que levou à sua escolha para o tema da residência de Paula Rego na National Gallery, em 1990, que rodeia o seu trabalho de azulejos azuis e brancos, sempre com especial foco nas mulheres. Em sua memória, a Gallery dedicou-lhe uma exposição Paula Rego: Crivelli’s Garden, entre 20 jul. a 29 out. 2023. Colecção da National Gallery, 1990, Londres, Inglaterra. […]
Retábulo La Madonna della Rondine, têmpera de Carlo Crivelli, 1491 a 1495 (c.), National Gallery, Londres, Inglaterra
Retábulo La Madonna della Rondine (The Madonna of the Swallow). Têmpera sobre madeira, 150,5 x 107,3 cm. (total) Carlo Crivelli (c. 1450-1495), 1491 a 1495 (c.). Fotografia de maio de 20168 National Gallery (NG724.1), Londres, Inglaterra. Carlo Crivelli (Veneza, cerca de 1430 – Ascoli Piceno, 1495). Abandonou desde cedo a sua cidade natal, em princípio, por envolvimento num processo de adultério. Veio a desenvolver a sua atividade, a partir de 1475 pelas numerosas cidades da região, como Fano, Ascoli, Fabriano, Ancona e outras. A sua obra encontra-se marcada por um certo expressionismo quase alemão, que informou alguma arte da área […]
Retábulo La Madonna della Rondine, têmpera de Carlo Crivelli, 1491 a 1495 (c.), National Gallery, Londres, Inglaterra
Retábulo La Madonna della Rondine (The Madonna of the Swallow). Têmpera sobre madeira, 150,5 x 107,3 cm. (total) Carlo Crivelli (c. 1450-1495), 1491 a 1495 (c.). Fotografia Sailko/Wiky, 2018 National Gallery (NG724.1), Londres, Inglaterra. Carlo Crivelli (Veneza, cerca de 1430 – Ascoli Piceno, 1495). Abandonou desde cedo a sua cidade natal, em princípio, por envolvimento num processo de adultério. Veio a desenvolver a sua atividade, a partir de 1475 pelas numerosas cidades da região, como Fano, Ascoli, Fabriano, Ancona e outras. A sua obra encontra-se marcada por um certo expressionismo quase alemão, que informou alguma arte da área de Veneza, […]
Predela do retábulo La Madonna della Rondine, têmpera de Carlo Crivelli, 1491 a 1495 (c.), National Gallery, Londres, Inglaterra.
Predela do retábulo La Madonna della Rondine (The Madonna of the Swallow). Têmpera sobre madeira, 150,5 x 107,3 cm. (total) Carlo Crivelli (c. 1450-1495), 1491 a 1495 (c.). National Gallery (NG724.2), Londres, Inglaterra. Carlo Crivelli (Veneza, cerca de 1430 – Ascoli Piceno, 1495). Abandonou desde cedo a sua cidade natal, em princípio, por envolvimento num processo de adultério. Veio a desenvolver a sua atividade, a partir de 1475 pelas numerosas cidades da região, como Fano, Ascoli, Fabriano, Ancona e outras. A sua obra encontra-se marcada por um certo expressionismo quase alemão, que informou alguma arte da área de Veneza, mas […]
Desenho preparatório para a O Jardim de Crivelli, Paula Rego, 1990, Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, Portugal.
Desenho preparatório para a O Jardim de Crivelli (The Crivelly Garden) Lápis, tinta e aguarela sobre papel. Paula Rego (1935-2022), 1990. Casa das Histórias Paula Rego, Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais. Fotografia Carlos Pombo Casa-Museu Teixeira Lopes e Galerias Diogo de Macedo, exposição Paula Rego, 1982-2006: Uma seleção, 15 fev. a 30 abr. 2019, Vila Nova de Gaia, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School […]
Autorretrato ao colo da mãe, pastel de óleo de Paula Rego, Londres, 1990 (c.), Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, Portugal
Autorretrato ao colo da mãe Pastel de óleo sobre papel montado em alumínio, 160 × 120 cm. Paula Rego (1935-2022), 1990 (c.) Cerca de 10 anos depois, o tema seria abordado ao contrário, sob o título Nursing, com a Autora ao lado da mãe, com quem não mantinha as melhores relações, acamada e quase morta. Casa das Histórias Paula Rego, Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais. Fotografia Carlos Pombo Casa-Museu Teixeira Lopes e Galerias Diogo de Macedo, exposição Paula Rego, 1982-2006: Uma seleção, 15 fev. a 30 abr. 2019, Vila Nova de Gaia, Portugal Paula Rego, (Lisboa, 26 […]
Autorretrato como Nursing, litografia de Paula Rego, 2000, Londres, Inglaterra
Autorretrato como Nursing Litografia colorida de Paula Rego (1935-2022), 2000. A partir de desenho a lápis de carvão e aguarela de china sobre papel, 80,5 x 60 cm. Cerca de 10 anos antes, o tema havia sido abordado ao contrário com a Autora ao colo da mãe, com quem não mantinha as melhores relações, aqui figurando acamada e quase morta. Casa das Histórias Paula Rego, Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais. Fotografia Carlos Pombo Casa-Museu Teixeira Lopes e Galerias Diogo de Macedo, exposição Paula Rego, 1982-2006: Uma seleção, 15 fev. a 30 abr. 2019, Vila Nova de Gaia, […]
Autorretrato como Nursing, desenho de Paula Rego, 2000, Londres, Inglaterra
Autorretrato como Nursing Desenho a lápis de carvão e aguarela de china sobre papel, 80,5 x 60 cm. Paula Rego (1935-2022), 2000. Cerca de 10 anos antes, o tema havia sido abordado ao contrário com a Autora ao colo da mãe, com quem não mantinha as melhores relações, aqui figurando acamada e quase morta. Deste desenho foram feitas várias versões e depois editada serigrafia a cores. Cortesía Ostrich Arts Ltd. y Victoria Miro, Londres, Inglaterra. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, […]
Amor, pastel de óleo de Paula Rego, 1995, Londres, Inglaterra
Amor Pastel de óleo sobre papel montado em alumínio, 120 × 160 cm. Paula Rego (1935-2022), 1995. Cortesía Ostrich Arts Ltd y Victoria Miro, Londres, Inglaterra. Paula Rego, (Lisboa, 26 jan. 1935; Londres, 8 jun. 2022) começou a desenhar ainda em criança e partiu para a capital britânica com 17 anos, em 1951, para estudar dois semestres em Kent e, depois, na Slade School of Fine Art, então em Londres, que frequentou até 1956 e cidade onde viria depois a fixar residência. Em 1965, expôs no ICA (Institute of Contemporary Art), também em Londres e realizou a primeira exposição individual […]
St. Margaret and David, pastel de óleo de Paula Rego, 2002, catedral de Durham, Inglaterra.
St. Margaret and David. (Hungria, 1046-Edimburgo, 1093) e (1084-1153) A Lição da Professora Julieta Pastel sobre papel montado em alumínio, . Paula Rego (1935-2022), 2002. Uma encomenda especialmente emocionante, mas controversa, foi o pedido da catedral de Durham a Paula Rego, em 2001, para que executasse uma pintura de Santa Margarida (1046-93). Embora o seu trabalho fosse amplamente conhecido, esta foi sua primeira comissão religiosa que teve em Inglaterra. O ascetismo de Margaret é francamente retratado, mas também a força interior que veio com esse ascetismo e permitiu que ela direcionasse seu filho para longe do foco exclusivo nas armas […]
St. Margaret and David, pastel de óleo de Paula Rego, 2002, catedral de Durham, Inglaterra.
St. Margaret and David. (Hungria, 1046-Edimburgo, 1093) e (1084-1153) A Lição da Professora Julieta Pastel sobre papel montado em alumínio, . Paula Rego (1935-2022), 2002. Uma encomenda especialmente emocionante, mas controversa, foi o pedido da catedral de Durham a Paula Rego, em 2001, para que executasse uma pintura de Santa Margarida (1046-93). Embora o seu trabalho fosse amplamente conhecido, esta foi sua primeira comissão religiosa que teve em Inglaterra. O ascetismo de Margaret é francamente retratado, mas também a força interior que veio com esse ascetismo e permitiu que ela direcionasse seu filho para longe do foco exclusivo nas armas […]
Diogo de Macedo, óleo de Abel Manta, 1938, Casa-Museu Teixeira Lopes, Galerias Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia, Portugal.
Diogo de Macedo (1889-1959) Óleo sobre tela, Abel Manta (1888-1982), 1938. Espólio Diogo de Macedo. Casa-Museu Teixeira Lopes, Galerias Diogo de Macedo (), Vila Nova de Gaia, Portugal. Diogo Cândido de Macedo (Vila Nova de Gaia, 22 nov. 1899-Lisboa, 19 fev. 1959). Matriculou-se na Academia de Portuense de Belas Artes em 1902, tendo sido discípulo do mestre Teixeira Lopes (1866-1942) e, acabando o curso em 1911, partiu para Paris onde frequentou as academias de Montparnasse, como a de Antoine Bourdelle (1861-1929) na Académie de la Grande Chaumière, altura em que conviveu de muito perto com os irmãos Francisco Franco de […]
Assinatura do Archeiro, desenho a ponta seca de Diogo de Macedo, Paris (?), 1920, Portugal
Assinatura do Archeiro Desenho a ponta seca, Diogo de Macedo (1889-1959), Paris (?), 1920. Cabral Moncada Leilões, leilão 103 de 9 de fevereiro de 2009 (lote 159), . Diogo Cândido de Macedo (Vila Nova de Gaia, 22 nov. 1899-Lisboa, 19 fev. 1959). Matriculou-se na Academia de Portuense de Belas Artes em 1902, tendo sido discípulo do mestre Teixeira Lopes (1866-1942) e, acabando o curso em 1911, partiu para Paris onde frequentou as academias de Montparnasse, como a de Antoine Bourdelle (1861-1929) na Académie de la Grande Chaumière, altura em que conviveu de muito perto com os irmãos Francisco Franco de […]
Archeiro, desenho a ponta seca de Diogo de Macedo, Paris (?), 1920, Portugal
Archeiro Desenho a ponta seca, Diogo de Macedo (1889-1959), Paris (?), 1920. Cabral Moncada Leilões, leilão 103 de 9 de fevereiro de 2009 (lote 159), . Diogo Cândido de Macedo (Vila Nova de Gaia, 22 nov. 1899-Lisboa, 19 fev. 1959). Matriculou-se na Academia de Portuense de Belas Artes em 1902, tendo sido discípulo do mestre Teixeira Lopes (1866-1942) e, acabando o curso em 1911, partiu para Paris onde frequentou as academias de Montparnasse, como a de Antoine Bourdelle (1861-1929) na Académie de la Grande Chaumière, altura em que conviveu de muito perto com os irmãos Francisco Franco de Sousa (1885-1955) […]
Capela-mor da igreja do Monte preparada para a novena dos Carreiros, 8 de agosto de 2023, Monte, Funchal, ilha da Madeira
Capela-mor da igreja do Monte preparada para a novena dos Carreiros do Monte. Campanha geral da oficina de Estêvão Teixeira de Nóbrega (atr.), 1790 a 1800 (c.) Domingos Rodrigues Martins e outros, 1741 a 1800. Fotografia de Nelson Veríssimo, 8 de agosto de 2023. Igreja de Nossa Senhora do Monte, Funchal, ilha da Madeira. Engenheiros e mestres das obras reais Diogo Filipe Garcês (1737 / 1739 e Domingos Rodrigues Martins (1749 / 1754) e mestre pedreiro Gaspar Ornelas (1751 / 1754); pintores Nicolau João Ferreira Duarte (1790) e Filipe Caetano Trindade (1821); mestres entalhadores Julião Francisco Ferreira (1747) e Estêvão […]
Escritores e agentes culturais no Museu de Arte Sacra do Funchal, fotografia de Nelson Veríssimo, 1990 (c.), ilha da Madeira.
Escritores e agentes culturais no Museu de Arte Sacra do Funchal. Funchal, 1990 (c.). Fotografia de Nelson Veríssimo divulgada de 2024, ilha da Madeira. Provavelmente dos anos 90 do séc. passado. Muitos ainda estão por aqui, mas tantos já se foram, e deixam saudades: Guilhermina da Luz, Amélia Bento de Gouveia, António Jorge Andrade, Bernardete Falcão, Eurico de Sousa, Hilária de Freitas, José António Gonçalves, João Henrique Gonçalves, Maria Aurora, Maria do Carmo Rodrigues, Maria Mendonça, Morna Gomes, Octaviano Correia…
Rua Luís de Camões, painel de azulejos ao gosto português, 2008, Amadora, Portugal.
Rua Luís de Camões Placa toponímica em painel de azulejos ainda ao gosto português do Estado Novo assinados por RUGO, 2008. Fotografia de 22 de agosto de 2024. Rua Luís de Camões, Amadora, Portugal