Procura:
 
  Banco de Imagens
  Ordenação: Ordem Alfabética / Data Crescente
/ Data Decrescente



  Nome:  Sessão da Assembleia Regional para atribuição da medalha de mérito da Região, a título póstumo ao Dr. Francisco de Sá Carneiro, sala de estar da Junta Geral, 1982, ilha da Madeira
  Descrição:  Sessão da Assembleia Regional para atribuição da medalha de mérito da Região, a título póstumo ao Dr. Francisco de Sá Carneiro.
Sessão fotográfica na sala de estar, com a presença do filho mais velho do estadista, Dr. Alberto João Jardim, presidente do governo, coronel Lino Miguel, ministro da República e Dr. Emanuel Rodrigues, presidente da Assembleia.
Antigo Salão Nobre da Junta Geral.
1982.
Arquivo da Assembleia Legislativa Regional.
Avenida Zarco, Funchal, ilha da Madeira

Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (Porto, 19 Jul. 1934; Camarate, 4 Dez. 1980). Licenciado na faculdade de Direito de Lisboa, viria a começar a sua vida política na Ala Liberal da Assembleia Nacional da Primavera Marcelista, sendo após o 25 de Abril de 1974, um dos fundadores do Partido Popular Democrático (PPD), depois designado Partido Social Democrata (DSD) e ficando a presidir aos seus destinos. Deu forma a um projecto político à direita do Partido Socialista, a Aliança Democrática, que saiu vencedora das eleições de Dezembro de 1979, passando a chefiar o governo e chamando para seu assessor militar o brigadeiro Carlos de Azeredo. Foi um dos mais notáveis políticos após a revolução de Abril de 1974, morrendo juntamente com outros líderes da AD, na queda de um avião, cujas causas continuam a ser motivo de polémica. Alberto João Gonçalves Cardoso Jardim (1943; ). Filho de uma irmã do Dr. Agostinho Cardoso e de um funcionário da repartição de Finanças do Funchal, falecido prematuramente, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, escrevendo depois na Voz da Madeira, onde representou as ideias da Ala Liberal da "primavera marcelista", passando, depois, para os quadros do Jornal da Madeira, órgão da Diocese do Funchal, onde foi director. Desempenhou entretanto funções directivas na União da Cooperativa de Lacticínios e na Cooperativa Agrícola do Funchal. Tendo sido um dos fundadores do Partido Social Democrático na Madeira, veio a desempenhar o mais incontornável papel na implantação da Autonomia Regional, sendo presidente do Governo desde 17 Mar. 1978. Lino Dias Miguel (Castro Marim, 1936; ). Coronel piloto aviador, foi nomeado ministro da República para a Região Autónoma da Madeira em 27 Ago. 1976, lugar que desempenhou até 31 Out. 1991. Foi entretanto promovido a brigadeiro a 6 Fev. 1981 e, a general, a 2 Jul. 1986. Emanuel do Nascimento dos Santos Rodrigues (Machico, 1943; -). Licenciado em Direito e Política pela Universidade de Coimbra, tinha sido professor do Liceu e era então professor na Escola Industrial. Viria também a ser eleito sucessivamente eleito nas eleições seguintes, quer para a Assembleia da República, quer para a Assembleia Regional, optando pela segunda, onde foi o primeiro presidente. Viria a ser mandatário regional da primeira candidatura do general Ramalho Eanes, retirando-se depois da vida política e dedicando-se à advocacia.
  Arquipelago de Origem:   Freguesia da Sé (Funchal)
  Data:  1982-00-00
  Autor :  Não identificado
  Chegada ao Arquipelago:  2010-06-12
  Proprietário da Peça:   Arquivo da ALR
   Proprietário da Imagem:   Arquivo da ALR
   Autor da Imagem:   Rui Carita
  
Classificação da Imagem
 
Personalidades
    - Advogados e médicos
    - Ministros, secretários, deputados e políticos
 
 
Documentos
    - Fotografia
 
 
Fotografia / imagem
    - Interiores
    - Personalidades
    - Costumes
 
 
Arquitectura Civil
    - Edifício público
    - Paços, solares e palácios
 
 
Heráldica, emblemática e numismática
    - Medalhística
    - Regional





[410 arquip�lagos, 31 visitas guiadas, 297 personalidades, 899 entradas de dicion�rios e artigos, 258 aulas online]
[Total: 76352 imagens e 10715 textos]
Valid HTML 4.01 Frameset Valid CSS!