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  UMa - CET Património Cultural - História da Arte e do Património - Aula Nº.11

     História da Arte e do Património
O papel da Flandres nos alvores do Renascimento.

Resumo

O papel da Flandres nos alvores do Renascimento.

A Flandres dos séculos XIV e XV. O condado da Flandres e ducado da Borgonha; a importância dos têxteis, dos trabalhos em metal e, depois, da pintura a óleo e da escultura em madeira e em alabastro. A importância das feitorias portuguesas de Bruges e de Antuérpia.

Valores tácteis e exploração da luz na pintura flamenga: Jan van Eyck (Mass Eyck, Holanda, 1390; 1428/29, encontra-se em Portugal para pintar o retrato da princesa Isabel; Bruges, 9 Jul. 1441), Roger Van der Weyden e Dirk Bouts.
A herança da observação minuciosa do gótico internacional à exploração do espaço e da luz.
A importância da luz natural; a luz mediterrânea nos quadros da Flandres.
O quadro como parcela da realidade visível - recurso à janela e ao espelho. O quotidiano e a vida da cidade como temas.

A divulgação da pintura a óleo e os irmãos Hubert e Jan van Eyck. Van der Weyden, Van der Goes, Dierc Bouts (Santiago Maior do Museu de Arte Sacra), Menling e Quentin Metsys.

O caso de Jerónimo Bosch: religiosidade, diversidade de referências ao imaginário colectivo do final da Idade Média, conhecimento das novidades do seu tempo e postura crítica (a cópia da Assembleia Legislativa Regional). A sequência desta pintura.

A oposição ao quadro italiano do inicial domínio do fresco e da cerâmica.

A exportação da escultura do Norte da Europa: a madeira como material de eleição. Os retábulos mistos de pintura e escultura.

As primeiras formas de reprodutibilidade técnica. Imprensa e gravura.


Bibliografia

A disponibilizar on-line Dicionário Renascimento e Maneirismo


Data de Início: 2011-11-09

Data de Fim: 2011-11-09
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