Procura:
 

  UMa - CET Património Cultural - História da Madeira - Aula Nº.2

     História da Madeira
Antecedentes da História da Madeira

Resumo

1. O quadro europeu dos séculos XIV e XV; os alvores da Época Moderna.
A crise de 1380-83 e a subida ao trono de D. João, Mestre de Avis. Do quadro social do final da Idade Média ao novo quadro social burguês e mercantil dos portos marítimos portugueses.
As alianças com o Norte da Europa: Inglaterra e Flandres. O casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre e da infanta D. Isabel com o duque da Borgonha. A vinda de Van Eyck a Lisboa.
As novas rotas do comércio marítimo europeu, entre o Mediterrâneo e o Mar do Norte.
O casamento da infanta D. Leonor com Frederico III da Alemanha em 1455 e a pintura de Pinturicchi, na catedral de Siena.
A consolidação da dinastia de Avis e a conquista de Ceuta. Os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique. A entrega das Ordens Militares aos infantes.

2. O conhecimento do arquipélago da Madeira. O quadro dos descobrimentos portugueses e da pirataria entre o século XIV e XV. O problema da pirataria e do corso, conforme nos colocamos de um lado ou de outro.

As representações da Madeira nos portulanos mediterrâneos; o atlas Mediceo, de 1351 (c.) e outros, e o catalão de Abraão Cresques, 1375. A questão das Canárias.
As lendas da ilha de São Brandão e a persistência do mito. A lenda de Ana de Arfet e Roberto Machim citada por todos os historiadores, mas com dificuldades políticas de aceitação.
Os termos descobrimento e expansão.

Conceitos: Cartografia, Carta de marear, Corso, Pirataria, Portulano, Descobrimento e Expansão, Navegação,


Bibliografia

Dicionário Descobrimentos e Marinharia


Data de Início: 2011-03-02

Data de Fim: 2011-03-02
Textos da Aula >>



[415 arquip�lagos, 31 visitas guiadas, 297 personalidades, 899 entradas de dicion�rios e artigos, 258 aulas online]
[Total: 80066 imagens e 10725 textos]
Valid HTML 4.01 Frameset Valid CSS!