Nome:  Filho mais velho com a medalha de mérito da Região da Assembleia Regional atribuída a título póstumo ao Dr. Francisco de Sá Carneiro, antigo salão nobre da Junta Geral, 1982, ilha da Madeira
  Descrição:  Filho mais velho com a medalha de mérito da Região da Assembleia Regional atribuída a título póstumo ao Dr. Francisco de Sá Carneiro.
Antigo Salão Nobre da Junta Geral.
1982.
Arquivo da Assembleia Legislativa Regional.
Avenida Zarco, Funchal, ilha da Madeira

Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (Porto, 19 Jul. 1934; Camarate, 4 Dez. 1980). Licenciado na faculdade de Direito de Lisboa, viria a começar a sua vida política na Ala Liberal da Assembleia Nacional da Primavera Marcelista, sendo após o 25 de Abril de 1974, um dos fundadores do Partido Popular Democrático (PPD), depois designado Partido Social Democrata (DSD) e ficando a presidir aos seus destinos. Deu forma a um projecto político à direita do Partido Socialista, a Aliança Democrática, que saiu vencedora das eleições de Dezembro de 1979, passando a chefiar o governo e chamando para seu assessor militar o brigadeiro Carlos de Azeredo. Foi um dos mais notáveis políticos após a revolução de Abril de 1974, morrendo juntamente com outros líderes da AD, na queda de um avião, cujas causas continuam a ser motivo de polémica.
  Arquipelago de Origem:   Freguesia da Sé (Funchal)
  Data:  1982-00-00
  Autor :  Não identificado
  Chegada ao Arquipelago:  2010-06-12
  Proprietário da Peça:   Arquivo da ALR
   Proprietário da Imagem:   Arquivo da ALR
   Autor da Imagem:   Rui Carita
 
Classificação da Imagem
 
Personalidades
    - Advogados e médicos
    - Escultores e entalhadores
 
 
Documentos
    - Fotografia
 
 
Fotografia / imagem
    - Interiores
    - Personalidades
    - Costumes
 
 
Arquitectura Civil
    - Edifício público
    - Paços, solares e palácios
 
 
Heráldica, emblemática e numismática
    - Medalhística
    - Regional